João Pessoa, 09 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cpi da pandemia

Bolsonaro chama Barroso de ‘politicalha’

Comentários: 0
publicado em 09/04/2021 às 10h28
atualizado em 09/04/2021 às 11h08

O presidente Jair Bolsonaro não poupou críticas ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (9), após a decisão de mandar o Senado instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigar a atuação do governo federal na pandemia de Covid-19. Bolsonaro afirmou que Barroso faz “politicalha” e “ativismo judicial”, segundo o Jornal O Globo.

O presidente teria afirmado que Barroso não tem “coragem moral” para determinar que o Senado analise pedidos de impeachment contra ministros do STF, apresentados nos últimos anos, mas que não receberam andamento.

“Pelo que me parece, falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial. Não é disso que o Brasil precisa. Vivemos um momento crítico de pandemia, pessoas morrem, e o ministro do Supremo Tribunal Federal faz politicalha junto ao Senado Federal” disse o presidente, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro publicou um trecho da conversa com apoiadores em suas redes sociais e escreveu que para Barroso “falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política”.

A decisão de Barroso foi tomada na quinta-feira. A oposição conseguiu as assinaturas necessárias para que a comissão funcionasse, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vinha resistindo em instalá-la. Em sua decisão, Barroso afirmou que estão presentes os requisitos necessários para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, incluindo a assinatura favorável de mais de um terço dos senadores, e que o chefe do Senado não pode se omitir em relação a isso.

MaisPB

Leia Também