João Pessoa, 26 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista hora H

Fiocruz: municípios da PB precisam seguir decreto

Comentários: 0
publicado em 26/03/2021 às 18h46
atualizado em 27/03/2021 às 05h22
Sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Christovam Barcellos

Em entrevista exclusiva ao Hora H, da Rede Mais Rádio, o sanitarista e pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), avaliou que o endurecimento de medidas de combate a proliferação da Covid-19 na Paraíba por 9 dias poderá surtir efeito positivo. Na última quarta (24), a Fiocruz sugeriu a Paraíba e a outros estados um lockdown de 14 dias para desafogar os hospitais públicos e privados do país, hoje lotados com o agravamento da pandemia.

“No mínimo, medidas rígidas precisam ser tomadas pelo menos durante sete dias. Nove dias pode causar um impacto pequeno no número de casos, mas o ideal seria 14 dias até baseado nas experiências internacionais como Portugal. Eles conseguiram transmitir muito a redução com 14 dias de redução. Mas também lá houve uma adesão muito grande da população e até de apoio social para as pessoas que estavam em casa. Quanto menos gente na rua, melhor, para garantir a vida dessas pessoas que vão precisar sair de casa”, afirmou Barcellos.

O pesquisador, no entanto, alertou que será necessário uma adesão de todos os municípios para obtenção de resultados positivo em breve, e citou Campina Grande, que tem resistido a medidas mais rígidas de combate ao vírus.

“É importante a gente articular esta medida de João Pessoa com Campina Grande, com outras cidades turísticas que podem atrair pessoas neste período de restrições. Não adianta nada uma cidade tomar uma medida e a outra não. O que acontece, por exemplo, com a praia? Se você proibir em um município, a pessoa que tem carro vai para uma em outra cidade. Isso de maneira alguma pode ser permitido. Do mesmo modo o comércio. Isso vai gerar mais fluxo ainda. Isso na verdade é um perigo para estas cidades que irão continuar funcionando”, concluiu.

Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 1.611 casos de Covid-19 e mais 48 mortes, sendo 25 nas últimas 24 horas.

Ocupação de leitos

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 84%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 93%. Em Campina Grande estão ocupados 80% dos leitos de UTI adulto e no sertão 82% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 103 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 918 pacientes estão internados nas unidades de referência.

MaisPB

Leia Também