João Pessoa, 03 de dezembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Inconstitucionalidade

Aras é contra lei da PB que amplia intervenção em municípios

Comentários: 0
publicado em 03/12/2020 às 12h18
atualizado em 04/12/2020 às 09h07
Foto: Roberto Jayme/TSE/arquivo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra alterações feitas na Constituição da Paraíba para ampliar as hipóteses de intervenção do Estado nos municípios.

A partir da alteração o artigo 15 da Constituição passou a estabelecer que a intervenção do Estado nos municípios poderá ocorrer em casos confirmados de prática de atos de corrupção e/ou improbidade e ainda para garantir o livre exercício de qualquer dos poderes.

“Não se afigura legítimo que normas estaduais, ao disciplinarem o instituto da intervenção dos estados-membros em seus municípios, criem hipóteses distintas daquelas taxativamente enumeradas no art. 35 da Carta da República, sob pena de ofensa ao aludido dispositivo constitucional e de vulneração, em última análise, à própria autonomia dos
municípios”, afirma Aras na petição inicial.

O procurar-geral pede que a lei seja considerada inconstitucional, que se colham informações da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e que se ouça a Advocacia-Geral da União.

MaisPB

Leia Também