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DIRETO DO CONSUMIDOR

Atraso na entrega de compras na internet lidera reclamações no Procon-JP

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publicado em 05/09/2020 às 10h28

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou 1.338 atendimentos no mês passado através dos telefones 0800 083 2015 e 3218-5720 e do Instagram (desativado no dia 14 de agosto devido à legislação eleitoral), com o consumidor fazendo denúncias e reclamações, tirando dúvidas e pedindo orientações. A fiscalização realizou 342 inspeções no mês de agosto e, desse total de visitas, emitiu 104 notificações.

A Secretaria recebeu uma média de 1.140 ligações nas duas linhas disponíveis e 198 mensagens através do @proconjp. Desde o início da decretação do Estado de Calamidade Pública na Capital, provocado pela pandemia do Coronavírus, o Procon-JP soma 5.430 assistências via telefones e 2.018 através do Instagram.

Entre as principais reclamações do consumidor estão atraso na entrega de compras realizadas através da internet, preços considerados abusivos em supermercados e similares e farmácias, dúvidas sobre contratos de serviços, problemas com telefonia, água e luz, além do descumprimento das normas de segurança sanitária exigidas pela Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de aglomeração e desrespeito ao distanciamento, em estabelecimentos como supermercados, lojas, bares e restaurantes, academias de ginásticas e farmácias.

Fiscalização – A fiscalização do Procon-JP soma, desde o início do isolamento devido à pandemia do Coronavírus, 542 notificações e 81 autuações a estabelecimentos comerciais da Capital, além de 118 fechamentos de lojas. Os números registrados pela fiscalização são o resultado das reclamações e denúncias dos consumidores através do Instagram e dos telefones em relação à legislação consumerista e de irregularidades previstas nos decretos que regulam o isolamento durante a pandemia.

 Atendimentos do Procon-JP na Capital
Telefone para agendamento: 83 3218-5720
Telefone para orientação: 0800 083 2015
Email: [email protected]

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