João Pessoa, 03 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESPEDIDA

Família e amigos se despendem da ativista LGBT+ Fernanda Benvenutty

Comentários: 0
publicado em 03/02/2020 às 09h35
atualizado em 03/02/2020 às 08h48
Homenagens a Fernanda Benvenutty (Foto: Albemar Santos/MaisPB)

Familiares, amigos e admiradores se despendem na manhã desta segunda-feira (3) da ativista pelos direitos LGBT+, Fernanda Benevenutty, que faleceu nesse domingo vítima de câncer. O velório ocorre no Ginásio do Guarany do Róger, em João Pessoa e o enterro, no cemitério Santa Catarina, no bairro dos Estados.

Fernanda era presidente do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos do Roger, que faz uma homenagem a ela no carnaval deste ano, com o enredo ‘Abre alas que ela vai passar’. O caixão da ativista foi coberto com as bandeiras da luta LGBT+ e da escola de samba Unidos do Róger.

Integrante da Associação de Travestis e Mulheres Transsexuais da Paraíba (Astrapa), Karina Espínola afirmou que o legado de Benvenutty marca o Brasil em relação políticas públicas voltadas à população LGBT. “Nosso estado é uma referência nacional graças a Fernanda Benvenutty com ambulatórios, Centros de Referência para acolher nossa comunidade. Um trabalho pioneiro que a gente não vai deixar acabar”, disse.

Maurício Burity, diretor-executivo da Funjope, ressaltou a “forte identidade” de Fernanda com a cultura local. “Ela engrandeceu bastante a nossa cultura. Que Deus a tenha em paz. Com certeza deixará grandes legados para a cultura”, afirmou Burity. Ele acrescentou que a ativista será homenageada pela Prefeitura durante o carnaval.

Destaque na luta pelos direitos dos transexuais e transgêneros em João Pessoa, em abril de 2005, Fernanda Benvenutty participou de uma comissão de militantes do movimento LGBT brasileiro, discursou na Câmara dos Deputados em Brasília junto à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para reivindicar verbas para programas de combate à homofobia.

Ela chegou a disputar mandatos de vereadora em João Pessoa e deputada estadual.

Acompanhe reportagem

MaisPB

Leia Também