João Pessoa, 07 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
relator da loa

Tião cobra João por emenda impositiva

Comentários: 0
publicado em 07/11/2019 às 11h15
atualizado em 07/11/2019 às 10h12
Tião Gomes - Foto: Maurílio Júnior/MaisPB

O deputado Tião Gomes (Avante) fez dura cobrança ao governador João Azevêdo (PSB) pela implementação das Emendas Impositivas no Estado. Relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020, Tião garantiu em seu relatório a reserva de R$ 120.894.039,00 para atender as emendas individuais de apropriação, ficando destinado para cada um dos 36 deputados o valor de R$ 3.352.612,19.

Na semana passada, Azevêdo considerou equivocada a leitura de parlamentares que cobram a aprovação da PEC 04/2029 que trata das emendas impositivas ainda este ano. “O Estado dentro dos seus programas que já são consolidados chega muitas vezes aos municípios com valores até bem maiores que estes pensados pelo Legislativo”, argumentou o gestor.

Ao ser questionado sobre a declaração do governador, Tião reagiu: “E por que ele está atrás das emendas de Brasília, hein?”, questionou.

“As emendas parlamentares federais são boas, né? Nós temos 12 deputados federais, três senadores e eles tanto têm emendas coletivas, como emendas impositivas. Hoje, vinte estados do país já têm implantado emendas impositivas. Não podemos ficar atrás da história. Ninguém está querendo nada do governo. Queremos participar e ajudar o governo. Os deputados federais não estão mandando dinheiro para o governo? Ninguém vai tirar dinheiro do governo”, disse.

Tião ressalta que o parlamento é autônomo para decidir o orçamento do Estado e chamou o governador para discussão.

“Nós temos direito pela lei. Já está implantado na LDO. Um ponto dois (1.2) foi reservado para emendas parlamentares. Então, obedecemos só a lei. Se vai ser implantado ou não é o parlamento que vai discutir. Se o governo não quer, depende de uma discussão. Para que serve o orçamento? Para orientar o que vai ser gasto no estado.  Se o governo vai obedecer ou não, é uma questão do governo. Não é nossa”, afirmou.

O parecer definitivo à proposta orçamentária para 2020 deve ficar pronto e apreciado entre os dias 19 de novembro a 9 de dezembro. A partir do dia 10 a LOA pode ser incluída na ordem do dia para apreciação em plenário.

Tião Gomes é mais um deputado do G11 – o grupo paragovernista da Assembleia – que traz desconforto ao governo esta semana. Nessa quarta-feira (6), o deputado João Bosco Júnior (Cidadania) surpreendeu ao entregar suas indicações no governo para se sentir mais à vontade nas votações e decisões no plenário da Assembleia.

Maurílio Júnior – MaisPB

Leia Também