João Pessoa, 03 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Primeiro atingido

Paraíba foi o estado menos afetado por óleo

Comentários: 0
publicado em 03/11/2019 às 20h00
atualizado em 04/11/2019 às 06h30

Em 30 de agosto, as primeiras manchas de óleo foram vistas em praias paraibanas. Logo, demais estados do Nordeste também foram vítimas do vazamento e em proporções muito maiores, o que tornou a Paraíba o estado menos afetado, apesar da precoce notificação.

Ao Portal MaisPB, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Paraíba, Arthur Navarro, explicou que desde o começo, comparado aos demais estados, a Paraíba sofreu menos impactos.

“Não houve mancha na Paraíba, aqui são pequenos fragmentos, do tamanho de moeda de um real”, explicou. Ainda segundo o superintendente do órgão, houve um único vazamento registrado e as praias do estado não sofreram novos incidentes, conforme divulgado por alguns veículos de informação e também grupos em redes sociais.

“Vimos algumas fake news, as pessoas até nos ligaram, mas quando fomos constatar se tratava de imagens antigas, às vezes até de outros estados e não do litoral paraibano”, ressaltou.

O órgão permanece em monitoramento diário in loco nas praias que foram atingidas, mas segundo Navarro, não há qualquer sinal de óleo. Por conta do motivo do óleo ter chegado às praias ainda não ter sido esclarecido, ainda não se pode descartar novas ocorrências. “Estamos em alerta”, reforçou.

O Ibama orienta as pessoas que identificarem manchas de óleo em alguma praia a entrarem em contato com a prefeitura do local e com o instituto por meio da Linha Verde, no número 0800618080.

MaisPB

Leia Também