João Pessoa, 08 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OBRAS

UFRJ: reitora quer ala de museu para independência

Comentários: 0
publicado em 08/07/2019 às 17h33

Primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho recebeu, nesta segunda-feira (8), o cargo do ex-reitor Roberto Leher e disse que pretende reabrir ao menos uma ala do Palácio São Cristóvão, do Museu Nacional, até o Bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2022. O palácio foi destruído por um incêndio em 2 de setembro do ano passado, tragédia que causou grande prejuízo ao acervo e à pesquisa brasileira..

“Estamos trabalhando para que pelo menos uma parte do palácio possa ser inaugurada no bicentenário da Independência. Vamos trabalhar para isso e espero que possamos ter o apoio não só da comunidade nacional, da nossa sociedade, mas da sociedade internacional”, ressaltou.

A reitora lembrou que é preciso recuperar também salas de aula e laboratórios destruídos pelo incêndio e descreveu que a reconstrução do museu se dará em três frentes: o palácio; as áreas acadêmicas, que ficarão em um prédio novo; e a reforma do Horto Botânico do Museu Nacional, área que passou a concentrar todas as atividades desde o incêndio.

“Esperamos que as obras para os laboratórios e salas de aula comecem e se concluam antes disso [reinauguração do Palácio]. Esperamos que elas comecem ainda este ano”.

Agência Brasil

Leia Também