João Pessoa, 10 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Na Paraíba

Mais de 15 mil eleitores não regularizaram título

Comentários: 0
publicado em 10/05/2019 às 10h08
atualizado em 10/05/2019 às 10h57

Dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) apontam que 15.715 paraibanos deverão ter o título de eleitor cancelado por não votar e não justificar ausência nas três últimas eleições. O prazo para regularização foi encerrado na segunda-feira (6), mas apenas 721 pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para quitar suas pendências. O TRE-PB informa que os títulos serão cancelados entre os dias 17 e 20 de maio.

Ao Portal MaisPB, o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-PB, Cassimiro Júnior, afirmou que não há mais como reverter o cancelamento. Os eleitores têm até maio de 2020 para refazer o documento e caso não o façam, devem aguardar novamente até o término das próximas eleições, que acontecem em outubro do próximo ano.

Ainda de acordo com Cassimiro, o eleitor deve procurar o cartório do município em que deseja votar nas próximas eleições. “Se seu título era de Cajazeiras, mas foi cancelado e agora você quer votar em João Pessoa, deve reativá-lo já na capital”, explica o secretário, que ressalta que a multa também precisa ser paga para recuperar o direito ao sufrágio. A multa custa em média R$ 3,50.

Até regularizar a situação, os eleitores ficam impossibilitados de obter passaporte ou carteira de identidade e também não podem receber salário de emprego público ou de alguma fundação governamental. A punição ainda impede que os eleitores participem de concursos públicos, realizem empréstimos nas autarquias e renovem matrícula em instituições governamentais.

Cidades com maior número de faltosos

João Pessoa (6.216) e Campina Grande (2.247) foram os municípios com o maior número de eleitores passíveis de cancelamento, mas somente 310 e 97, respectivamente, regularizaram sua situação. Em contrapartida, o único eleitor passível de cancelamento em Tacima regularizou sua situação, correspondendo a 100% de “aproveitamento”. Em segundo foi Coxixola, onde três dos nove eleitores normalizaram os seus documentos, uma taxa de 33%.

Dos 223 municípios na Paraíba, eleitores de 86 deles não apresentavam irregularidades.

MaisPB

Leia Também