João Pessoa, 06 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MaisTV

Eleitores formam fila para regularizar título

Comentários: 0
publicado em 06/05/2019 às 13h12
atualizado em 06/05/2019 às 14h59
Foto: Albemar Santos/Portal MaisPB

Eleitores paraibanos formaram longas filas na manhã desta segunda-feira (6) em frente ao Fórum Eleitoral de João Pessoa para quitarem suas pendências junto à justiça eleitoral. O prazo final para que eleitores que não votaram e também não justificaram sua ausência nas últimas três eleições consecutivas regularizassem o seu título acaba hoje.

Aquele eleitor que nas últimas três eleições justificou sua ausência em pelo menos uma delas não precisava se dirigir ao Fórum nesta manhã. Cidadãos que desejavam realizar outros serviços prestados pelo órgão, como emissão de segunda via, ou transferência de zona eleitoral, também não estavam obrigados a se dirigir ao Fórum neste dia 6.

Apenas aqueles que não votaram e também não justificaram nas últimas três eleições em sequência, sendo elas os dois turnos das eleições presidenciais de 2018 e as eleições municipais de 2016, estavam obrigados a regularizar sua situação eleitoral.

Mas não foi isso que aconteceu. Muitas pessoas, sem saber que a regra se aplica a apenas um grupo de eleitores, se concentram em frente ao Fórum Eleitoral criando mais de uma fila: uma para os eleitores faltosos, e a outra para os demais serviços prestados pelo órgão.

Foi o caso de dona Erotildes Barreto da Silva, que estava guardando um lugar para sua amiga, que foi hoje ao Fórum somente para atualizar o seu nome, para o de casada, no documento. Josinaldo Henrique também se dirigiu ao Fórum acreditando que hoje era o último dia para providenciar a 2ª via do seu documento.

Já os eleitores ausentes, que de fato estavam obrigados a se dirigir até o Fórum, formaram outra fila. Foi o caso de Ivaneide da Silva Ramos, que estava guardando lugar para sua filha, que não pode comparecer anteriormente porque estava sofrendo de depressão. Porém, a reclamação dos eleitores que estavam aguardando nas duas filas quanto ao horário de funcionamento do Fórum Eleitoral foi unanimidade.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro, garantiu que as pessoas que chegarem ao Fórum até as 19h de hoje terão o atendimento garantido.

Cassimiro reiterou quem deve, obrigatoriamente, se dirigir ao Fórum nesta segunda: “Quem não votou e nem justificou por três pleitos consecutivos, 2016 e os dois turnos de 2018 […]. Os demais não precisam, podem vir amanhã (terça-feira), quarta-feira, semana que vem e evitar essas filas aqui”, disse.

O motivo

Os eleitores nas filas alegaram vários motivos por não terem comparecido previamente no Fórum Eleitoral. Muitos falaram que por conta do trabalho, não puderam ir. Houve também quem se informou na última sexta-feira, e só teve esta segunda para regularizar tudo.

Cancelamento

Para os faltosos que não justificaram a ausência das últimas três eleições, o seu título será cancelado. Neste caso, esses cidadãos terão alguns problemas na emissão de outros documentos que exigem a quitação eleitoral, como emissão de passaporte ou documento de identidade (RG), impossibilidade de prestar concursos públicos, entre outros.

Atendimento

O Fórum Eleitoral Des. José Martinho Lisboa fica localizado na Rua Dep. Odon Bezerra, 309, no bairro Tambiá, próximo ao Shopping Tambiá.

Assista:

Bruno Marinho e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também