João Pessoa, 05 de março de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ENCONTRO DA CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Saulo Ribeiro lança livro “Livre” durante evento

Comentários: 0
publicado em 05/03/2019 às 15h05
atualizado em 06/03/2019 às 04h13

O especialista em saúde mental e pastor da Cidade Viva, Saulo Ribeiro, lançou, ontem, na Consciência Cristã 2019, em Campina Grande, o livro “Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências”, que alia rigor científico, informações técnicas, histórias reais com casos de sucesso e de fracasso, e as estratégicas aplicadas para reabilitação de usuários de drogas lícitas e ilícitas. As histórias narradas no livro são fruto do trabalho desenvolvido pela Cidade Viva, em João Pessoa, na área de Prevenção e Tratamento de Adicções, com dependentes e familiares com o ministério ‘Corredor da Vida’.

Nesta terça-feira (5), o escritor Saulo Ribeiro realiza o encerramento do curso completo de três dias no 7º Encontro sobre Dependência Química, evento paralelo ao Encontro para a Consciência Cristã, no Parque no Povo. Seis palestras já foram proferidas aos interessados e profissionais em se aprofundar a temática, entre elas estão: “Do prazer à Escravidão”; “Maconha: Uma Erva Natural pode me Prejudicar?”; “Álcool e Cigarro: do Social ao Antissocial”; “O Pó da Morte e as Viagens Alucinantes”; “Crack: Pesadelo em Forma de Pedra” e “Codependência: Adoecendo os que Estão ao Redor”.  A base das palestras é a sua nova obra “Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências”.

Segundo Saulo Ribeiro, que também é historiador, mestre e doutorando em Ciência das Religiões e Teologia pela UFPB, “a importância de enfocar a temática no evento é que boa parte das igrejas ainda não tem o conhecimento técnico sobre as drogas e os seus efeitos. Encara, geralmente, apenas como um pecado e não como uma doença que precisa ser tratada. A dependência química começa com um pecado, mas se transforma numa doença. Por isso, a família e também a igreja sofrem por não saberem muitas vezes encarar corretamente o problema que é muito mais complexo. Há sete anos, a Consciência Cristã, o maior evento cristão da América Latina, fez algo fenomenal, que foi dar visibilidade ao problema e, assim, buscar influenciar cristãos e igrejas para encararem o problema como mais um desafio de suas ações”, comentou.

Para o estudante Samuel de Sousa Gonçalves, que participou do 7º Encontro sobre Dependência Química, o curso ministrado por Saulo Ribeiro é algo extremamente importante para a missão da igreja contemporânea. “Os problemas da vida prática como a dependência química precisam estar no foco e na prioridade das igrejas evangélicas cristãs. O problema é muitas vezes negligenciado e enfrentado apenas na área espiritual, mas este curso demonstrou a complexidade do problema que envolve outras áreas como a psicológica e a física. Precisamos encarar a temática com a visão cristocêntrica, bíblica e com profissionais de saúde e não ficarmos recuso como igrejas em quatro paredes”, desabafou.

Para o diretor executivo da Visão Nacional da Consciência Cristã (VINACC) e Coordenador Geral do Encontro Para a Consciência Cristã, Euder Faber, a temática sobre a dependência química é extremamente importante na contemporaneidade e as igrejas precisam ser despertadas para o problema, por isso introduzirmos um encontro paralelo na Consciência Cristã sobre dependência química, pois atrai ainda pouca atenção prática das igrejas.

Além do pastor Saulo Ribeiro, a Cidade Viva está também presente no Encontro para a Consciência Cristã 2019, que atrai mais de 100 mil pessoas de todos os estados do País no período de 28 de fevereiro a 5 de março, com um estande no Parque do Povo. O foco são os cursos de excelência na área educacional, sejam o de bacharelado em Teologia presencial oferecido pela Faculdade Internacional Cidade Viva, de inglês do Centro de Línguas e da Escola Internacional Cidade Viva, mas também a novidade que está sendo divulgada em primeira mão no evento: o novo curso de Teologia em EAD (Educação a Distância), que foi recentemente aprovado pelo Ministério de Educação, com nota máxima. O Centro de Línguas será também aberto em Campina Grande.

MaisPB

Leia Também