João Pessoa, 14 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
extinção de Secretaria

Índios bloqueiam BR-101 em protesto

Comentários: 0
publicado em 14/02/2019 às 12h14
atualizado em 14/02/2019 às 12h42

Um grupo indígena bloqueia o KM 24 da BR-101 na manhã desta quinta-feira (14). Os carros estão impossibilitados de passar nos dois sentidos, na altura do município de Mamanguape.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os índios protestam contra a estadualização da saúde do índio.  A manifestação iniciou no fim da manhã e não tem previsão para que a via seja liberada. O grupo argumenta que só sairá da rodovia com alguma resposta do Governo.

Segundo a manifestante Rita de Cássia, inicialmente o Governo Federal considerou passar a responsabilidade para o município e depois para o Estado.  No entanto, ela argumenta que os índios querem a continuação da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai).

“Nós queremos que o Sesai continue cuidando da saúde indígena, pois é uma secretaria específica para nós. Foi uma secretaria conquistada com muitas vidas e muitas lutas. Isso seria um retrocesso de direito e vamos permanecer na BR, na luta, até eles mudarem de ideia. Potiguara é guerreiro e não vamos desistir”, afirmou.

Cerca de 100 pessoas participam da ação. Ainda segundo a PRF, o desvio foi feito no KM 29,5, próximo ao município de Jacaraú, para que os veículos não ficassem impossibilitados de transitar. Policiais se encontram no local para intermediar o protesto.

Índios têm se preocupado com a possibilidade de extinção do Sesai e temem que os cuidados passem para o serviço de atenção básica dos municípios ou do estado.

MaisPB

Leia Também