João Pessoa, 25 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESTOQUE BAIXO

Cândida Vargas incentiva doação de leite materno

Comentários: 0
publicado em 25/10/2018 às 08h23
atualizado em 25/10/2018 às 05h51

A doação de leite materno atende a bebês que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Instituto Cândida Vargas (ICV). Bebês nasceram prematuros e algumas mães enfrentam dificuldade em manter a produção de leite materno, devido ao estado emocional ou quaisquer outros problemas de saúde. Preocupados com a baixa no estoque, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início a campanha de sensibilização para convidar novas doadoras.

“As mulheres que têm leite excedente podem ser doadoras e estarão contribuindo de forma especial para a amamentação de bebês que precisam do leite materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, localizado na Avenida Coremas, nº 865, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

“A manutenção do estoque do Banco é importante, porque é por meio dele que conseguimos garantir a assistência alimentar e nutricional dos bebês recém-nascidos”, explicou à coordenadora. “O leite materno é pasteurizado no próprio serviço e pode ser consumido em até seis meses, portanto, conseguimos equilibrar nosso estoque”, completou.

Como doar – Para as mulheres que querem ser doadoras, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214-1390 fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Atualmente, o Banco de Leite conta com aproximadamente 35 doadoras e recebe uma média mensal de 50 litros de leite materno para os bebês prematuros que nascem no ICV.

Outras formas de doação – Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

MaisPB

Leia Também