João Pessoa, 14 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Tratamento do tabagismo pelo SUS é tema de capacitação

Comentários: 0
publicado em 14/05/2018 às 18h51

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, vai promover, nesta terça-feira (15), das 8h30 às 12h30, uma  capacitação sobre tabagismo para 140 profissionais da Atenção Básica de 70 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.

O evento será no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Serão apresentados temas sobre como deve ser realizado o tratamento e o acompanhamento do fumante e a necessidade do uso de medicamentos.

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho, a capacitação tem como maior objetivo formar os profissionais de saúde para a abordagem e tratamento do fumante na rede SUS, promovendo a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.

“Têm pessoas que só param de fumar apenas com a abordagem cognitivo comportamental, sem usar o medicamento. Mas, para isso, o paciente tem que ter força de vontade e querer parar. Ele também precisa vivenciar a troca de experiências com outros participantes do grupo, principalmente, na questão da abstinência”, explicou.

Gerlane lembrou também que, para pacientes com necessidade de apoio medicamentoso, o usuário passa por uma avaliação médica e, dependendo do grau de dependência à nicotina, poderá utilizar a terapia de reposição associada à abordagem coletiva.

“Um grande problema é que alguns pacientes que começam a utilizar o medicamento param de fumar e já suspendem a medicação sem ser o momento adequado. Por isso é tão importante que participe das sessões em grupo, pois é preciso trabalhar o motivo que o levou a fumar; suas fragilidades; ansiedades e só assim conseguirá parar de fumar. Em caso de recaída, não poderá  ter vergonha de retornar à unidade, pois é lá onde recebe todo apoio necessário”, concluiu Gerlane.

Tratamento

Na Paraíba, existem Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes em 177 municípios, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício provocado pela nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Policlínicas e Centros de Saúde. O usuário não precisa de encaminhamento para ir até estes serviços. Ou seja, a demanda é espontânea.

O Ministério da Saúde é responsável pelo repasse dos medicamentos ao Estado. Este, por sua vez, é responsável pelo seu encaminhamento aos municípios, pelas qualificações dos profissionais, monitoramento do programa  e pelo encaminhamento dos manuais das sessões enviado pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca. Os municípios são responsáveis pela implantação e funcionamento do Programa nos locais de tratamento do tabagismo.

Referências

Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco – pulmão, esôfago e laringe – são o Napoleão Laureano e São Vicente, em João Pessoa e Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa para o ano de 2018 é que a Paraíba terá 465 mil e 826 fumantes. Quanto aos óbitos por câncer de pulmão, no período de 2015 a 2017, na Paraíba, foram 1.263, sendo 426 no ano de 2015; 406 em 2016 e 431 em 2017.

MaisPB

Leia Também