João Pessoa, 01 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MaisTV

Páscoa e o sentido da ressurreição de Cristo

Comentários: 0
publicado em 01/04/2018 às 08h00
atualizado em 01/04/2018 às 13h03
Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém. Foto: VaticanNews

O primeiro domingo do mês de abril deste ano traz consigo um motivo especial para os religiosos que seguem a doutrina cristã: a celebração da Páscoa. Na prática, a data significa o momento em que Jesus deixou o sepulcro, local onde eram guardados os corpos dos mortos na e época de Cristo, e ressuscitou. (Confira a programação para católicos e evangélicos no final da reportagem)

Segundo relata o livro de Lucas, na Bíblia Sagrada, durante a manhã algumas mulheres, dentre elas Maria Madelena, esteve no local onde Jesus havia sido enterrado levando consigo óleos, mas ao chegar, de acordo com o relato do evangelista, encontraram a pedra removida e o túmulo vazio.

Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém. Foto: VaticanNews

Hoje, mais de dois mil anos depois o episódio bíblico é tido como a data mais importante no calendário cristão. Para os católicos, é o momento de festa após 40 dias em preparação para este momento, que já começa a ser acompanhado na Quinta-feira Santa, quando é celebrada a Missa de Lava Pés, passando pela Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e enfim o Domingo de Páscoa.

Em entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB, o padre Egídio Carvalho, pároco da Igreja Santo Antônio de Lisboa, em Tambaú, associa a ressurreição de Cristo, como a possibilidade de dar vida à humanidade.

“A Páscoa é a principal festa do calendário litúrgico. Se Jesus não tivesse ressuscitado, não teria sentido a nossa fé. Por isso é que nós nos preparamos durante a quaresma e ainda fazemos uma grande virgília no sábado, para celebrar este grande dia, que é o dia que a vida plena se confirma no meio de nós”, explicou.

Líder da Igreja Sal e Luz, em Cabedelo, o pastor Rômulo Pinheiro, pontua que a condenação, morte e ressurreição de Cristo já era algo que estava previsto desde o Antigo Testamento.

“Jesus Cristo representa as sombras daquilo que aconteceu antes da vinda dele, quando no Êxodo, Deus instituiu a passagem do anjo da morte, que não tocaria os primogênitos dos hebreus e agora representa a salvação, a libertação e a benção do próprio Deus sobre seu povo”, afirmou.

Programação Católica

9h – Missa na Catedral de Nossa Senhora das Neves (Dom Manoel Delson).

10h – Santuário Mãe Rainha – Bessa (Padre Nilson Nunes)

Clique aqui e confira os horários das Missas em outras Igrejas da Capital.

Programação Evangélica

18h – Culto na Igreja Sal & Luz em Cabedelo

18h – Culto na Primeira Igreja Batista no Centro de João Pessoa

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também