João Pessoa, 25 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mundo

Polícia alemã detém ex-presidente da Catalunha

Comentários: 0
publicado em 25/03/2018 às 10h13
(Foto: Jonathan Nackstrand/AFP)

O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont foi detido, neste domingo (25), pela polícia alemã. De acordo com o jornal espanhol ‘El País’, ele cruzava de carro a fronteira com a Dinamarca, voltando de uma viagem que fez à Finlândia.

Puigdemont é alvo de uma ordem internacional de prisão, expedida na sexta-feira (23), pelo Tribunal Supremo da Espanha. O mandado, de abrangência europeia, mira envolvidos no processo de tentativa de independência da Catalunha que estão foragidos da Justiça.

As ordens de prisão já haviam sido enviadas à Interpol e Sirene – o sistema de informação Schengen, além de permanecerem vigentes os mandados de prisão na Espanha contra os mesmos foragidos.

Puigdemont saiu da Espanha para um auto-exílio na Bélgica no ano passado, pouco depois de o parlamento catalão fazer uma declaração simbólica de independência da Espanha. Ele chegou à Finlândia na última quinta-feira (22) para se encontrar com parlamentares e comparecer a uma conferência. Após a expedição da ordem de prisão, o ex-líder catalão deixou a Finlândia e se dirigia à Bélgica, onde, segundo aliados, planejava colaborar com as autoridades sobre as tentativas da Espanha de extradição.

G1

Leia Também