João Pessoa, 03 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CURRAL DE CIMA

Projeto leva atividades de saúde bucal às escolas

Comentários: 0
publicado em 03/08/2017 às 12h24

O projeto Saúde na Escola desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Curral de Cima está levando atividades e conscientização sobre a saúde bucal para as escolas do município. O projeto tem objetivo de atender toda a faixa etária dos alunos da rede municipal.

Segundo a dentista Joelma Carvalho, responsável pelo projeto, diante dos agravos bucais os programas voltados para educação em saúde são de extrema importância para prevenir urgências e doenças odontológicas e dessa forma abranger diversas formulações voltadas para as atividades educativas, preventivas e curativas.

“A escola é um cenário ideial para o desenvolvimento de um programa de saúde na escola, pois além de transmitir para os educadores e escolares de forma adequada, ainda estimula para bons hábitos, favorecendo a disseminação do conhecimento, além dos seus limites e confiança pra ‘quebrar aquele gelo’ da primeira visita ao dentista em consultório”, destacou a dentista.

De acordo com a dentista responsável pelo projeto nas escolas, o recurso utilizado em consonância com a idade da criança é de fundamental para obter um resultado positivo. “A faixa etária trabalhada no primeiro encontro foi de 3 a 5 anos. Utilizamos como ferramenta atividades lúdicas sobre o tema e palestra auto-instrutivas, junto a escovação supervisionada e aplicação de flúor. No intuito de prender a atenção deles e aumentar a possibilidade efetiva de aprendizagem”, afirmou Joelma.

Segundo a secretária de Saúde, Renata Ribeiro, os dentistas da rede pública municipal e os agentes de saúde, são responsáveis pelas escolas de abrangência de sua Unidade Básica de Saúde.

MaisPB

Leia Também