João Pessoa, 15 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia do consumidor

Consumidores devem ficar atentos às ofertas

Comentários: 0
publicado em 15/03/2017 ás 09h37
atualizado em 15/03/2017 ás 10h32
Crédito: Secom-JP

Produtos em oferta, descontos astronômicos, compras online sem frete ou juros. O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), é uma data importante para aquecer a economia e alegrar os ávidos por promoções, já que é possível encontrar peças com descontos consideráveis.

Especialistas alertam, entretanto, que é preciso cautela e atenção às promoções, por isso o Portal MaisPB traz uma série de dicas que devem ser levadas em conta neste dia.

O secretário Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Ricardo Holanda, alerta: compras por impulso sempre devem ser evitadas.

“O indicado é pesquisar sempre. Ver qual estabelecimento está mais em conta, verificar as pesquisas divulgadas pelo site do Procon e verificar bem o produto que se está comprando, já que, nas compras em lojas físicas, o produto só será trocado depois de enviado para análise na assistência”.

Já nas compras virtuais, o chamado e-commerce, as regras são diferenciadas e é preciso prestar atenção em várias outras questões, destaca Ricardo Holanda. “Primeiro é preciso verificar se é uma empresa idônea, se tem endereço físico e CNPJ. Indicamos também consultar alguns sites de reclamação, porque por eles é possível analisar a reputação daquela empresa”, indicou o secretário do Procon-JP.

Alguns sites onde se pode verificar a reputação das empresas online são: Reclame Aqui , que mostra comentários e avaliações de consumidores de todo o país, onde é possível protestar desde a qualidade do produto recebido até demora para entrega; outro site é o Ebit , página que mostra a reputação das empresas de e-commerce baseados na satisfação dos clientes no pós-venda.

Produtos online podem ser devolvidos em 7 dias

Você comprou um produto online e, ao recebê-lo, percebeu que não era nada do que esperava? O secretário do Procon JP destaca que, nestes casos, o consumidor tem o direito a devolução. “Nas compras virtuais eu não vejo o produto, não posso tocá-lo, verificar seu funcionamento ou qualidade, como acontece na loja física. Nesses casos, a lei garante que o consumidor devolva o produto e seja ressarcido, porque ele não pode verificar anteriormente o produto que comprou”, disse Ricardo Holanda.

Para tirar estas e quaisquer outras dúvidas, o Procon-JP estará hoje (15) das 8h às 15h com uma unidade móvel no Parque da Lagoa, no Centro da Capital. Também é possível realizar atendimentos  de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, através dos telefones: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046.

MaisPB

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x