João Pessoa, 23 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) realizou nesta terça-feira, 22, o primeiro baile de carnaval do serviço voltado para as crianças que são atendidas no local. Dezenas de pacientes com os seus familiares participaram do momento lúdico, que promove interação social e desenvolvimento cognitivo.
O carnaval teve apresentação da Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e desfile de fantasias. No serviço são atendidas 350 pessoas por mês, a maioria crianças com paralisia, vítimas de acidentes, microcefalia e outros distúrbios. O local tem estrutura completa para fisioterapia e reabilitação.
De acordo com a fisioterapeuta Adriana Barachi, o baile de carnaval ajuda a estimular a parte motora, os sentidos da visão e da audição. “As músicas, as cores do baile, o movimento da dança colaboram no desenvolvimento desses meninos e meninas”, disse.
Segundo a psicóloga Jaqueline Loureiro, a ação desenvolve principalmente a sociabilidade das crianças. “A interação social, o contato com outras crianças, a brincadeira em meio a tantas pessoas ajuda também a tornar as crianças mais seguras no convívio com outras pessoas diferentes do seu cotidiano. Além disso, participar de uma festa dentro do espaço onde é realizado o tratamento ajuda tornar mais eficaz o acompanhamento médico”, explicou.
A Secretaria de Saúde realiza diversas atividades lúdicas como essas nos outros serviços, como as festividades da Rede de Saúde Mental. O vice-prefeito da cidade, Enivaldo Ribeiro, acompanhou o baile de carnaval. “É uma maravilha ver todas essas crianças felizes, mesmo com as dificuldades que elas enfrentam”, relatou.
O CER foi municipalizado no ano passado pela prefeitura e em menos de oito meses já recebeu a incorporação de novos serviços e a habilitação do Ministério da Saúde, que torna o serviço de referência o mais conceituado em reabilitação física, motora, cognitiva, visual e auditiva da região.
MaisPB com Codecom
BOLETIM DA REDAÇÃO - 01/07/2025