João Pessoa, 09 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleições 2016

Cida diz que doentes renais de JP são tratados em Campina; Adalberto nega

Comentários: 0
publicado em 09/09/2016 às 17h09
atualizado em 09/09/2016 às 19h03

O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, rebateu, nesta sexta-feira (09), as críticas feitas pela candidata à prefeita de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), aos serviços de hemodiálise oferecidos a população pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que disputa a reeleição.

No seu guia eleitoral e inserções de rádio e TV, Cida Ramos denunciou que pacientes com doenças renais têm que fazer hemodiálise em Campina Grande, pois os hospitais da rede municipal de saúde não oferecem o serviço. Cida também vem denunciando que existem seis máquinas de hemodiálise novas, nas caixas, no hospital Santa Isabel e a prefeitura não coloca em funcionamento.

Adalberto Fulgência rebateu as declarações e classificou de irresponsáveis as acusações da socialista.

“Isso não é fato, está beirando a irresponsabilidade. Todo paciente que tenha doença renal crônico em João Pessoa é atendido por qualquer clínica conveniada, contratada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, a exemplo da Unirim, a Neflusa e o São Vicente de Paula para adultos e Amip para crianças. Temos ainda uma clínica, a Clinepa, que faz o serviço de hemodiálise para os internados dos hospitais do município de João Pessoa

Adalberto disse também que se a regionalização do serviço de hemodiálise fosse feita a situação da Saúde pública seria diferente.

O secretário disse também que a personagem que apareceu no guia de Cida foi uma transplantada. Segundo ele, o atendimento de pacientes que realizaram transplante só é feito em Campina Grande. “Os procedimentos pré, durante e pós transplante são feitos em Campina Grande. Esse serviço não é feito em Campina Grande”

Adalberto ainda respondeu as críticas da oposição de que existem máquinas de hemodiálise no hospital Santa Isabel que não estão sendo utilizadas. “Essas máquinas são bem cuidadas mesmo tendo sido adquiridas pela gestão passada sem nenhum planejamento, sem avaliação da demanda, que já é bem contemplada pelas clínicas conveniadas em João Pessoa”, declarou.

“Mesmo assim, sem o planejamento da gestão passada, vamos chamar uma licitação para que este serviço seja aberto no próximo ano. Lamentamos a forma como a oposição vem tratando a saúde pública em João Pessoa. A saúde pública tem seus problemas, seus limites, mas no quesito de hemodiálise não tem problema nenhum”, acrescentou.

MaisPB

Leia Também