João Pessoa, 01 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Eliminatórias 2018

Seleção Brasileira: Tite escala defesa de 1,82m para frear o Equador, em Quito

Comentários: 0
publicado em 01/09/2016 às 15h18
atualizado em 01/09/2016 às 13h34
Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Três dias de treino. Esse foi o tempo que Tite teve para preparar o time antes de sua estreia no comando da seleção brasileira. Período de muita conversa, algumas orientações e um foco específico: as jogadas de bola parada. A preocupação principal é a velocidade que a bola ganha na altitude de 2.850m de Quito. E para tentar frear um dos pontos fortes do Equador, adversário desta quinta-feira e atual líder das eliminatórias para a Copa de 2018 ao lado do Uruguai, a solução foi natural: formar um setor defensivo com boa média de altura.

As partes do treinamento as quais a imprensa teve acesso nos três dias de preparação em Quito foram claras. Por diversas vezes, o time titular se postou dentro da área para se defender nas jogadas de bola parada. Os oito jogadores da zaga e do meio-campo tinham a missão de afastar a bola, enquanto os três atacantes tentavam sair em velocidade no contra-ataque. Esse paredão será formado nesta quinta por Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos, Marcelo, Casemiro, Paulinho e Renato Augusto. Uma média de 1,82m de altura.

– A adaptação da velocidade da bola é técnico e tática, mais até do que física. Temos que reconhecer as virtudes do outro lado. Entendo que o Equador vai tentar acelerar o jogo, atuando em casa. Como nós faríamos se estivéssemos jogando em casa. Cabe a nós administrar isso – frisou Tite.

Para ajudar os seus jogadores, o treinador optou por um método que costumava utilizar no Corinthians: o uso de vídeos. Vários deles foram enviados ao elenco pelo WhatsApp para facilitar o entendimento das jogadas. Foi mais um jeito encontrado para driblar o curto tempo de preparação.

– Não adianta ficar procurando o ideal. É potencializar o tempo. Ele foi feito nos trabalhos de vídeo, orientações e organização tática. Por isso a decisão de fechar os treinos. Uma coisa é dizer quem são os nomes, mas temos que ver os movimentos. É fundamental passar tranquilidade para eles também. Precisamos jogar de forma consistente, para no final ser bonito, plástico – explicou o treinador.

Brasil e Equador se enfrentam nesta quinta-feira, às 18h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pela sétima rodada das eliminatórias. Com nove pontos, a Seleção ocupa a incômoda sexta posição na competição e hoje estaria fora da Copa. O líder Equador tem 13 pontos. Na próxima terça, os comandados de Tite recebem a Colômbia, em Manaus.

Equador x Brasil

Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito
Data e horário: quinta-feira, 18h (horário de Brasília)
Escalação provável: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
Desfalques: ninguém.
Pendurados: Filipe Luis, Lucas Lima, Miranda e Daniel Alves.
Arbitragem: Enrique Cáceres Villafañe (PAR), auxiliado por Eduardo Cardoso Escobar (PAR) e Milciades Saldivar Franco (PAR).

Com GloboEsporte

Leia Também