João Pessoa, 02 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
grupo criminoso

MPF denuncia envolvidos na operação Falsa Morada

Comentários: 0
publicado em 02/08/2016 às 15h28
atualizado em 02/08/2016 às 12h40

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) denunciou 11 pessoas envolvidas na Operação Falsa Morada, deflagrada em 2015. O grupo é acusado de aliciar pessoas para, de forma fraudulenta, figurarem como beneficiárias de financiamentos do programa Minha Casa Minha Vida. 

Todos os réus respondem pelo crime de organização criminosa. O inquérito foi instaurado a partir de notícia-crime oriunda da Caixa Econômica Federal, informando algumas irregularidades na concessão de 17 financiamentos para a aquisição de casa própria, mediante o emprego de documentação falsa.

Com as investigações, foram constatadas 50 irregularidades em contratos, sobre os quais se apurou que os respectivos financiamentos foram concedidos mediante fraude e, em boa parte deles, para unidades habitacionais inexistentes. Os empréstimos eram realizados em João Pessoa e as casas situadas em Santa Rita.

De acordo com o Ministério Público Federal, “o dinheiro era repassado pela Caixa, a organização criminosa desviava os recursos em proveito próprio e, na maioria das vezes, não construía as unidades habitacionais”.

Os denunciados são: Maria do Carmo Delmas Nunes, conhecida como “Carminha” (advogada); Fagner Evangelista Correia, conhecido como “Gringo” (mestre de obras); Fabrício Ermeson Barbosa da Costa (administrador); Evaldo Félix Rodrigues, conhecido como “Ninho Corretor” (construtor civil); Ulysses do Nascimento Nogueira Santos (despachante); Flávio Ferreira de Lira (engenheiro civil); Evandro de Lima Araújo (engenheiro civil); Salvino Francisco da Silva Neto (servidor público municipal); Walfredo José de Ataíde Júnior, conhecido como “Júnior do Cartório” (escrevente notarial); Cristiano da Costa Almeida e Yuri da Nóbrega Gomes (bancário, funcionário da Caixa).

MPF-PB

Leia Também