João Pessoa, 21 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FORTALEZA

RC prega foco na educação e tecnologia em reunião com governadores

Comentários: 0
publicado em 21/06/2016 às 16h56
atualizado em 22/06/2016 às 06h45

Durante reunião com governadores do Nordeste no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza, o governador Ricardo Coutinho (PSB) defendeu foco na educação e inovação tecnológica como uma forma de buscar do desenvolvimento da região nordeste. O encontro denominado ‘Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável’, contou com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), instituições financeiras oficiais nacionais e internacionais, como Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de organizações públicas e privadas das áreas de gestão pública e planejamento.

“Sem inovação tecnológica o Nordeste não consegue competitividade e esse desafio passa pela qualificação da educação. A educação pública evoluiu, mas ainda tem muito o que crescer. É preciso que o ensino nas escolas públicas promova a igualdade de oportunidades para os filhos de pobres e ricos. Isso é algo relevante para o Nordeste e para todo o Brasil”, ressaltou.

Para o governador, diante das pontencialidades a região necessita de prioridade em alguns aspectos temcoisas que devem ser tratadas com muito zelo, como a seca e a segurança hídrica.

“A conclusão da transposição do São Francisco tem que ser concluída com a maior agilidade possível, para evitar um colapso total de água em algumas áreas. Juntos podemos trocar experiências e pensar em soluções para demandas do povo nordestino”, falou.

Ricardo Coutinho 1

Já o governador do Ceará, Camilo Santana, parabenizou a iniciativa do TCU em promover um diálogo que debate o rumo do desenvolvimento do Nordeste.

“Este é um grande desafio porque a região é imensa e com muitas disparidades. Mesmo com todos os avanços, o Nordeste e o Brasil passam por uma crise econômica e hídrica que afeta demais a população. São cinco anos de chuvas abaixo da média que compromete o setor produtivo e nos exige ainda mais cuidados. Os governadores do Nordeste estão unidos pelo fortalecimento da região, já tivemos nos últimos anos vários encontros buscando juntos alternativas para melhorar o Nordeste”, observou.

MaisPB

Leia Também