João Pessoa, 20 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONTRA MADURO

Venezuela inicia validação de assinaturas favoráveis ao referendo

Comentários: 0
publicado em 20/06/2016 às 18h30

Venezuelanos fazem filas nesta segunda-feira em todo o país para validar as assinaturas coletadas em favor da convocação de um referendo revogatório que ponha fim ao mandato do presidente Nicolás Maduro, altamente impopular devido à crise econômica do país. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) exige que todos aqueles que firmaram o pedido de referendo voltem às seções eleitorais para que suas assinaturas sejam confirmadas com detecção de impressão digital.

Os adversários do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) afirmam que a exigência é parte de um esforço mais amplo do CNE para atrasar a consulta popular.

“Isto é necessário porque a situação política do país é insustentável. O que estamos vivendo é horrível”, disse José Gomez, comerciante de 45 anos, em uma fila de centenas de pessoas em uma das seções da capital Caracas.

A queda recente no preço do petróleo devastou o modelo econômico socialista da nação-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), levando a filas imensas de consumidores, prateleiras de supermercados vazias e uma revolta crescente entre os cerca de 30 milhões de habitantes.

‘Liberdade provisória’ – Na semana passada, o governo venezuelano retirou centenas de detentos da cadeia e os levou até a frente do Ministério Público do país, em Caracas, para se manifestarem contra o pedido de referendo para tirar Maduro do poder.

Vestidos com o uniforme azul-celeste, amarelo e fúcsia, cerca de 300 presos, acompanhados por militares da Guarda Nacional, gritavam “Fraude, fraude!” em frente ao MP.

Veja com Reuters 

Leia Também