João Pessoa, 15 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA NORUEGA

Curso polêmico ensina refugiados a tratar bem as mulheres

Comentários: 0
publicado em 15/06/2016 às 11h18
atualizado em 15/06/2016 às 08h19

Em 2009, uma série de estupros cometidos por imigrantes na Noruega levou à introdução de um polêmico curso para refugiados sobre como tratar as mulheres do país. Assista ao vídeo.

Mas agora, no momento em que a Europa passou a receber centenas de milhares de refugiados sírios, iraquianos e afegães, e após casos como o dos abusos em massa cometidos por gangues de homens em Colônia, na Alemanha no Ano Novo, vários países passaram a se interessar por esses cursos.

A BBC acompanhou um desses cursos, ministrado em Haugesund, na Noruega. Ele ensina o que constitui crime de estupro e noções sobre como se relacionar com o sexo oposto, limites de comportamento, violência doméstica e o que fazer quando se testemunha uma agressão sexual.

Em 2009, uma série de estupros cometidos por imigrantes na Noruega levou à introdução de um polêmico curso (Foto: BBC)

Os cursos causam polêmica. Críticos dizem que eles ajudam a estigmatizar os imigrantes – praticamente tratando-os como estupradores em potencial.

Os cursos duram quatro horas, não são obrigatórios e estão entre os vários cursos (língua, ajuda para encontrar trabalho, etc) oferecidos aos refugiados recém-chegados.

Muitos refugiados participam deles – os “alunos” dizem que as informações podem ajudá-los a encontrar uma parceira no novo país.

Curso ensina o que constitui crime de estupro e noções sobre como se relacionar com o sexo oposto (Foto: BBC)

G1

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas