João Pessoa, 17 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Novo cenário

Governadores do NE se encontram na quinta-feira

Comentários: 0
publicado em 17/05/2016 às 14h30
atualizado em 17/05/2016 às 11h32

Os governadores do Nordeste se reúnem na próxima quinta-feira (17) para discutir o novo cenário político com a ascensão de Michel Temer (PMDB) à Presidência da República, e os efeitos da crise econômica. No encontro, o governador Ricardo Coutinho deve priorizar um debate sobre a renegociação das dívidas dos Estados junto ao governo federal. O procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, afirmou que o encontro vai ocorrer em Maceió, no estado de Alagoas.

O Ministério da Fazenda e os governadores fecharam um acordo para renegociar a dívida dos estados com a União. Pelo acordo, os governos locais poderiam alongar a dívida com a União em 20 anos e as dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em dez anos. Os estados mais endividados poderão pedir ainda um desconto de 40% no valor das parcelas, limitado a R$ 160 milhões por mês, por até 24 meses, sendo o valor não pago nesse período transferido para as parcelas posteriores.

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), defende um encontro entre os governadores do Nordeste e o presidente interino para debater a pauta da região. O chefe do Poder Executivo alagoano acredita que, com o encontro com o presidente, uma saída para os problemas dos estados da região Nordeste, sobretudo, a renegociação das dívidas com a União, possa ser discutida.

MaisPB

Leia Também