João Pessoa, 14 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTE SÁBADO

Sinfônica da PMJP dedica concerto ao compositor Clóvis Pereira

Comentários: 0
publicado em 14/05/2016 às 15h11

Um dos nomes mais respeitados da música erudita no Nordeste, o pernambucano Clóvis Pereira terá parte de sua obra executada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) neste sábado (14), às 18h, na Sala Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, prédio anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe. A entrada é gratuita.

Clóvis, que no dia do concerto completa 84 anos de vida, volta a se encontrar com Ariano Suassuna (1927-2014), mesmo que simbolicamente, neste concerto. Os dois se uniram nos anos 1970 para criar as bases do Movimento Armorial, aquele que construiu uma música erudita original a partir de elementos da cultura popular nordestina.

“É isto que o público poderá ouvir durante o concerto”, afirma o renomado maestro carioca Laércio Diniz, à frente da OSMJP desde que ela foi criada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), em 2013.

“A convite de Ariano Suassuna, Clóvis Pereira compôs as primeiras obras representativas do Movimento Armorial, as três peças nordestinas que farão parte do nosso programa, no sábado”, avisa o maestro.

Diniz se refere a ‘No Reino da Pedra Verde’, ‘Abôio’ e ‘Galope’, peças que compõem a obra ‘Três peças nordestinas’, composta por Clóvis Pereira em 1971.

O concerto tem início com ‘Abertura festiva’, seguida por ‘Concertino para violino e orquestra e cordas em Lá Maior’. Após um breve intervalo, a Sinfônica Municipal retorna com ‘Três peças nordestinas’ e encerra a apresentação com ‘Lamento e dansa brasileira’.

MaisPB

Leia Também