João Pessoa, 03 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INFLUENZA

Paraíba atinge 31% da meta da vacinação

Comentários: 0
publicado em 03/05/2016 às 12h08
atualizado em 03/05/2016 às 09h38

A Paraíba imunizou até o momento 268.860 pessoas contra a influenza. Esse número representa 31,51% da meta. No Estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas. O Ministério da Saúde recomenda que 80% delas sejam vacinadas até o dia 20 de maio, data do encerramento da campanha. A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 foi aberta oficialmente no sábado (30), com o Dia D de Mobilização em Santa Luzia. Para gestantes e trabalhadores da saúde foi antecipada em 11 de abril.

Para a campanha deste ano, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos com mais de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional; população indígena; trabalhadores de saúde; portadores de doenças crônicas e jovens 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.  O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

A assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, destaca o sucesso da campanha. “Houve uma grande procura nas unidades para tomar a vacina no Dia D, e a demanda continua alta até o momento. O Dia de Mobilização foi uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde, e teve como objetivo reforçar a importância da vacinação neste grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde”, disse.

A campanha tem por objetivo diminuir os riscos das complicações de doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações nos grupos prioritários”, acrescentou Márcia Mayara.

Márcia ainda ressaltou que as vacinas influenza sazonais têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. “A Secretaria de Saúde do Estado orienta que os municípios continuem intensificando as ações de vacinação durante toda a campanha. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B”, finalizou.

MaisPB

Leia Também