João Pessoa, 25 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INICIATIVA

Projeto prevê preço mínimo a produtores de leite

Comentários: 0
publicado em 25/04/2016 às 11h26
atualizado em 25/04/2016 às 08h55

Vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou a análise, nos próximos dias, de um projeto que pode garantir aos produtores de leite de todo o país um preço mínimo.

 A queda acentuada dos preços do produto nos períodos de safra é um problema enfrentado há décadas por pequenos e médios produtores de leite, em várias regiões do país, mas que pode estar perto de ser superado.

 Segundo o senador Raimundo Lira, o Projeto de Lei da Câmara (PLC 215/2015), que autoriza o Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), está na pauta da CAE.

 A matéria determina a alocação de recursos nas leis orçamentárias anuais visando cobrir os gastos decorrentes da inclusão do leite na política de preços mínimos.

 A medida dará maior segurança para os pequenos produtores, considerando que a atividade leiteira, em que pese a recente tecnificação alcançada pelos produtores, continua vulnerável a fortes oscilações dos preços do produto final, colocando em risco o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

Com alguns açudes praticamente secos e enfrentando uma grande crise hídrica, produtores de leite do Cariri paraibano vêm investindo na criação de caprinos e na venda do leite das cabras. Adaptados ao calor, estes animais conseguem viver com mais tranquilidade.

 Com a introdução de tecnologia dentro do sistema de produção, o Estado da Paraíba se transformou no maior produtor de leite de cabra do país, chegando a produzir, no seu auge, algo em torno de 20 mil litros de leite de cabra por dia.

MaisPB com assessoria

Leia Também