João Pessoa, 19 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Estes primeiros quatro meses do ano foram dominados pela Fiat, com dois lançamentos de peso: a picape Toro e o subcompacto Mobi. Difícil falar de outros carros quando esses dois estão no centro do palco…
Mas a General Motors prepara uma contra-ofensiva para as próximas semanas, mais precisamente a partir do dia 25. Será a data de apresentação nacional da nova Chevrolet S10, picape média que, aliás, é um dos alvos da já citada Toro. O modelo recebe facelift, direção elétrica (era hidráulica) e tecnologias de direção semiautônoma. Tudo isso deve ser seguido no segundo semestre pelo SUV Trailblazer, que usa a mesma plataforma.
Como aperitivo, um exemplar camuflado da S10 foi flagrado recentemente pela equipe da Motorpress circulando na avenida do Estado, ligação entre São Paulo e São Caetano do Sul, cidade-sede da GM (mas sua fabricação, assim como a da Trailblazer — veja fotos da nova aqui –, acontece em São José dos Campos).
Outra novidade da Chevrolet que foi flagrada há pouco em testes de rua é o novo Cruze, na carroceria sedã. O modelo já entrou em sua segunda geração nos Estados Unidos — juntamente com o Volt, que usa a mesma plataforma — e está em compasso de espera para o lançamento no Brasil (a fabricação da geração atual é no ABC, mas a nova virá da Argentina).
Além de novas tecnologias e de um motor turbo, o que é realmente marcante no novo Cruze é um visual muito mais refinado, seguindo as linhas da nova geração do sedã grande Impala (vendido apenas nos EUA). O Brasil deve recebê-lo apenas no segundo semestre.
Por fim, a equipe de Motorpress fez um outro flagrante muito significativo: um Prisma e um Onix trafegando camuflados na madrugada de São Paulo — na foto que publicamos, feita de sopetão, aparece apenas o sedã, e com uma qualidade abaixo do normal. Mesmo assim, a notícia está apurada: a dupla receberá face-lift este ano, ficando mais alinhada ao Cobalt, já mexido, e ao próprio Cruze.
Grades frontais menos conspícuas (agora integralmente divididas em duas partes) e conjunto óptico afilado e com secções internas (a depender da versão) estão entre os itens que diferenciarão os dois compactos depois da reestilização — cuja data ainda não está definida, mas deve acontecer antes no Salão de São Paulo, em novembro.
Terra
"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024