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Picape da Renault oferece espaço, mas peca na direção pesada

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publicado em 02/10/2015 às 10h03

A Renault sai na frente e inaugura com a Duster Oroch o segmento das picapes “quase médias”: difícil achar um termo melhor para aquela que é maior que as picapes compactas, lideradas pela Fiat Strada, mas são menores que as picapes médias, como a Chevrolet S10.

Sempre com cabine dupla, 4 portas, e com um bom nível de equipamentos de série e de espaço, a novidade poderá tirar clientes das versões mais caras da “picapinha” da Fiat, mas a briga de verdade só vai começar no ano que vem, quando a montadora de origem italiana lançar o concorrente direto, a Toro.

Com nome de tribo da Rússia, a Oroch chega às lojas em outubro, partindo de R$ 62.290 (veja todos os preços). A primeira pergunta é: trata-se do Duster com porta-malas descoberto? De fato, ao serem feitos sob a mesma plataforma, os dois modelos têm vários pontos em comum. Visualmente, são idênticos até a porta traseira. A largura é a mesma e a altura, basicamente, também.

Renault Duster Oroch (Foto: Divulgação)
Renault Duster Oroch só tem versões 4 portas (Foto: Divulgação)

Mas a plataforma foi alongada para conceber a Oroch, de modo que a picape não só é 36 centímetros mais comprida, como tem 15 cm a mais de distância entre eixos: aquela que, na prática, identifica o quanto de espaço vão ter os ocupantes lá dentro.

Assim, a Oroch cria, na verdade, um segmento de picape pequena de família. Sempre com cabine dupla, ela acomoda bem 4 adultos, coisa que, até então, só era possível em picapes maiores. Para ir ao encontro dessa proposta, inclui um bom pacote de equipamentos, mas, se o assunto é conforto, derrapa ao abrir mão de direção elétrica, assim como o Duster.

Para se armar contra a Toro, a Renault adianta que lançará a opção de câmbio automático também no ano que vem. Uma versão com tração 4×4 também está nos planos.

concorrentes Renault Duster Oroch (Foto: G1)

Para quem é?
A Renault diz que o foco principal da Oroch é o cliente que tem uma picape como carro principal: usado no trabalho e para transportar a família. Com estepe localizado na parte de baixo do veículo, a caçamba ganha espaço e leva 683 litros, basicamente o mesmo que a Strada, conforme dados das montadoras.

O G1 experimentou a picape nas ruas de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde ocorreu o evento de lançamento, basicamente em trajetos urbanos. Foram avaliadas as versões Dynamique 1.6 (115 cv, câmbio manual de 5 marchas) e 2.0 (148 cv, manual de 6 marchas), as mais completas.

Renault Duster Oroch (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Renault Duster Oroch tem o mesmo interior do SUV Duster (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

De série, a Oroch tem ar, travas e vidros elétricos (nas 4 janelas), alarme, volante com comandos de áudio e telefone, rádio CD MP3 com 4 alto falantes, USB e Bluetooth, rodas de liga leve aro 16, barras no teto, santantônio, protetor de caçamba.

Para a Renault, a intermediária Dynamique, 1.6 responderá pela maior parte das vendas do modelo. Por R$ 66.790, a versão acrescenta central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, acabamento em couro no volante, computador de bordo e vidro do motorista com comando de 1 toque.

O único opcional é o banco em couro. São acessórios capota marítima, extensor de caçamba (que serve de rampa), DVD, câmera de ré, entre outros.

Renault Duster Oroch (Foto: Divulgação)
Renault Duster Oroch Dynamique (Foto: Divulgação)

As rivais
A Strada com cabine dupla começa em R$ 52.210 (Working 1.4, 86 cv), mas as que mais se aproximam da Oroch são Trekking (1.6, 117 cv), de R$ 59.410, e a Adventure (1.8, 132 cv), de R$ 67.100, ambas com a famosa terceira porta, que facilita a entrada de quem vai no banco de trás.

A Trekking tem os itens básicos (ar, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, rodas aro 14), mas cobra mais R$ 2.688 por rádio com CD/MP3 e Bluetooth, ajuste elétrico de retrovisor e volante em couro com comandos de áudio. O sensor de estacionamento, também à parte, custa R$ 861. Total: R$ 62.959.

Por R$ 67.110, a Strada Adventure inclui tudo isso mais capota marítima, bússola e inclinômetro, faróis de neblina, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), janela traseira corrediça, sensor de estacionamento e rodas aro 16.

A Rock in Rio (1.6) era a única cabine dupla da Volkswagen Saveiro configurável no site da marca nesta quinta-feira (1º). O modelo com duas portas é vice-líder entre as compactas, atrás da Strada. Por R$ 61.900, a série especial é bem completa, com sensor de estacionamento, EBD, capota, ajuste elétrico do retrovisor, farol de neblina, rodas aro 15, santantônio e rádio com Bluetooth.

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