João Pessoa, 12 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
você pagaria?

Europa e EUA pagam por comida em aviões; Brasil resiste

Comentários: 0
publicado em 12/04/2016 às 14h47
atualizado em 12/04/2016 às 11h57
FOTO ILUSTRATIVA

Na Europa e nos Estados Unidos é algo absolutamente comum. Aviões muito populares que cobram até por um copo de água. Aqui, a Gol tentou implementar, mas acabou voltando atrás.  Há a possibilidade de solicitar alimentações diferenciadas ou especiais – para alérgicos e intolerantes – mas a regra é a de oferecer apenas lanches a todos.

Apenas uma azeitona a menos que é oferecida a cada um dos passageiros já interfere no custo total de operação de uma aeronave, conforme um case muito conhecido entre administradores. Tanto pelo peso menor do estoque nas aeronaves, quanto pelo custo em si da iguaria. Por isso, tudo é analisado com minúcia quando se refere ao preço das passagens aéreas.

Não pense que é algo aleatório, como jogar no gerador loto fácil e deixar máquinas fazerem escolhas por você. Ao planejar suas férias com a família, estes detalhes devem ser levados em conta, principalmente se o destino desejado for internacional – onde a alimentação é sempre mais elaborada do que em voos nacionais – basta ver os exemplos nas fotos a seguir:

meio 2meio

Existem sites especializados em comparar a alimentação servida por diversas companhias aéreas em todo o mundo. Muitas levam em conta as questões culturais de seus países de origem – principalmente as asiáticas – enquanto outras tentam oferecer alimentações genéricas, que podem agradar habitantes de diversos países do mundo.

Entre 2008 e 2011 cerca de 8 empresas aéreas pediram falência, um recorde, e muitos culparam o custo com “supérfluos”, neles inclusos os gastos com alimentação. Por isso, de lá pra cá, o setor modificou-se sensivelmente.

São raras as empresas que oferecem boas ofertas como estas abaixo:

boa

boa 2

Se o voo for muito longo, é importante ficar atento a este detalhe, principalmente se viajar com crianças. Se for um voo doméstico, não precisa se preocupar. As cias aéreas nacionais dão conta do recado.

Veja o cardápio que a Gol costumava utilizar:

gol 2

gol

Leia Também