João Pessoa, 07 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alerta

Bélgica divulga novas imagens do terrorista que atacou o aeroporto

Comentários: 0
publicado em 07/04/2016 às 14h52

As autoridades belgas divulgaram nesta quinta-feira novas imagens do terrorista que participou do ataque ao aeroporto de Bruxelas no mês passado, atentado que deixou 32 mortos na capital da Bélgica. As imagens estão em um vídeo de pouco mais de dois minutos mostrando o trajeto percorrido pelo chamado “homem de chapéu” pelas ruas de Bruxelas após ele ter deixado o aeroporto.

A polícia reconstruiu o caminho percorrido pelo terrorista com base em imagens de câmeras de segurança que existem na cidade. O porta-voz da Procuradoria da Bélgica pediu ao público por mais fotos ou vídeos que mostrem o terrorista foragido.

Fracasso – O primeiro-ministro belga, Charles Michel, reconheceu nesta quarta-feira que o governo falhou na prevenção dos atentados. “Quando há um atentado como este, há obviamente um fracasso”, afirmou Michel em uma coletiva com a imprensa internacional. Apesar da mea culpa, Michel negou as acusações de incompetência contra as autoridades por causa dos atentados de Paris, em 13 de novembro, ataques que foram planejados e organizados em Bruxelas.

“A Bélgica precisou de apenas alguns meses para deter Salah Abdeslam, suspeito-chave dos atentados de Paris e com estreitos vínculos com os autores dos ataques em Bruxelas”, afirmou MIchel, recordando que, para prender Bin Laden, foram necessários dez anos. “Somos um pequeno país no coração da Europa. Uma plataforma de onde é muito fácil organizar atentados em outros países europeus”, admitiu, no entanto.

Confusão – A polícia belga anunciou semanas atrás que tinha detido o “homem de chapéu” e que seu nome era Fayçal Cheffou. Dias depois, as autoridades reconheceram que tinham detido a pessoa errada e Cheffou foi liberado por falta de provas. O “homem de chapéu” foi filmado pelo sistema de segurança do aeroporto ao lado dos dois terroristas que se explodiram. Ele deixou no aeroporto uma mala com uma carga explosiva e fugiu.

Veja

Leia Também