João Pessoa, 15 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em nota

PT defende Couto de citação em mensagens da PF na “Lava Jato”

Comentários: 0
publicado em 15/01/2016 às 15h22
atualizado em 15/01/2016 às 17h27
Deputado federal Luiz Couto (PT-PB)

O presidente estadual do PT na Paraíba, Charliton Machado, defendeu em nota, o deputado federal paraibano, Luiz Couto (PT), que nesta sexta-feira (15), foi citado em uma matéria do Estadão, que divulga que o ex-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), articulou com deputados, entre eles o paraibano, para evitar depoimento do ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, em uma CPI na Câmara. A articulação de Chinaglia foi obtida pelos investigadores da Operação Lava Jato após a apreensão do celular de Leo Pinheiro.  Em mensagens de celular, Chinaglia trocou informações com o empreiteiro sobre a possível convocação para a CPI. Em uma delas aparece o nome de Luiz Couto.

“Repudia e condena toda e qualquer forma usada para macular a imagem do deputado estadual Luiz Couto. Esta é uma tentativa irresponsável e condenável de difamar a imagem de um dos políticos mais respeitados do Brasil, e que reconhecidamente está entre os deputados mais participativos da Câmara dos Deputados. O deputado federal Luiz Couto possui uma imagem ligada a ética, e que sempre lutou por uma sociedade mais justa e pelo respeito aos Direitos Humanos”, diz a nota.

Nota

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba, através do seu presidente estadual Charliton Machado, repudia e condena toda e qualquer forma usada para macular a imagem do deputado federal Luiz Couto. O nome do parlamentar foi citado em uma matéria publicada pelo Estado de São Paulo e replicada em alguns veículos de comunicação da Paraíba. O texto  insinua um suposto envolvimento do deputado federal Luiz Couto  na “Operação Lava Jato”.

 

Esta é uma tentativa irresponsável e condenável de difamar a imagem de um dos políticos mais respeitados do Brasil, e que reconhecidamente está entre os deputados mais participativos da Câmara dos Deputados. O deputado federal Luiz Couto possui uma imagem ligada a ética, e que sempre lutou por uma sociedade mais justa e pelo respeito aos Direitos Humanos.

 

É preciso que a população consiga avaliar quem são os veículos que publicaram esta informação, e de que forma ela foi veiculada. É de conhecimento público que aqui na Paraíba, e em especial em João Pessoa, alguns profissionais de comunicação não possuem comprometimento apenas com a verdade.

 

Além de ser algo criminoso, existe claramente a intenção de interferir no debates político das Eleições de 2016 de João Pessoa, afinal, Luiz Couto está entre os nomes definidos do PT que poderá disputar as eleições para a Prefeitura de João Pessoa.

 

Mais uma vez destacamos a imagem ilibada no deputado Luiz Couto, que durante toda a sua história política nunca esteve envolvido em “operações’’ escusas e ou irregulares.

Confira abaixo a matéria do Estadão

Mensagens obtidas pelos investigadores da Operação Lava Jato com a apreensão do celular do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, mostram que o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) trocou informações com o empreiteiro sobre a possível convocação do executivo em uma CPI na Câmara.

Em outubro de 2013, Léo Pinheiro – condenado na Lava Jato – chegou a ser convocado para depor em uma comissão parlamentar de inquérito na Câmara sobre suposto tráfico humano em obras da empreiteira OAS no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Em 29 de outubro de 2013, Pinheiro enviou para um número não identificado mensagem atribuída a Chinaglia em que o petista diz: “Articulei publicamente com os líderes da base o esvaziamento da reunião que deve acontecer. Se der quorum, não vota hoje ou derrotaremos. Liguei pro Luiz Couto, do PT, e ele me atendeu. (Cândido) Vaccarezza está firme em campo. Vai dar certo”.
Em novembro de 2013, poucos dias antes do requerimento sobre Pinheiro ser retirado de pauta pelo autor da proposta, Chinaglia enviou uma mensagem a número também não identificado: “Amanhã haverá reunião e votação de requerimentos que estamos acompanhando. O que convoca/convida o presidente da emp não esta pautado. Estaremos marcando. Abs.”.

Chinaglia confirmou que conheceu Pinheiro em um evento na Bahia. Ele afirmou que, em uma das conversas, surgiu a preocupação de o então presidente da OAS ser chamado à CPI e disse que, na condição de líder do governo, pesquisou se havia a convocação. Chinaglia não é investigado na Lava Jato.

As conversas se estenderam no ano eleitoral de 2014. “Novas regras de compliance para as empresas públicas. Acabar com cargos em Comissão. Prestigiar os Concursados. Planos de Cargos e Salários para o Funcionalismo Publico. Critérios objetivos para promoções. Saude, Educação e Segurança com adicionais para os que atuam em Áreas de Risco. Acho que por ai. Abs”, teria escrito Pinheiro a Chinaglia em 19 de outubro de 2014. “Leo para presidente. abs.”, respondeu o petista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MaisPB

 

Leia Também