João Pessoa, 24 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Zoobotânico

Bica recebe novos animais vindos de Recife

Comentários: 0
publicado em 24/10/2015 às 14h55
atualizado em 24/10/2015 às 11h57

A partir deste fim de semana, os visitantes do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) encontrarão novos animais habitando o local, sendo quatro Cisnes Negros, uma fêmea de Macaco da Savana e três Micos-de-cheiro, todos cedidos à Bica pelo zoológico “Dois Irmãos”, de Recife, Pernambuco.

O diretor do Parque, Jair Azevedo, explica que existe uma parceria entre os zoológicos de todo o país, que é regulamentada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-Ibama, e tem como objetivo evitar o acúmulo de animais na instituição doadora, além de suprir as necessidades e equilibrar os planteis da instituição que recebe os indivíduos.

Jair explica ainda que o zoológico “Dois Irmãos”, em Recife, disponibilizou à Bica os animais excedentes de seu plantel “Estamos pegando uma fêmea de Macaco da Savana (Cercopithecus aethiops) para emparelhar com o macho que temos e isso é beneficio para o zoológico e, principalmente, para o animal, que estava solitário. Todo esse procedimento ocorre com  o aval do IBAMA, que é o Órgão que autoriza a legalização de doações e permutas entre os zoológicos”,comentou Jair.

Os Micos-de-cheiro são pequenos primatas que vivem em grupos, possuem  pelo curto, hábitos diurnos, pesam em torno de 600g, medem cerca de 35cm de comprimento, e sua cauda pode chegar a atingir 40 cm. Seu nome deve-se ao costume de encharcar a cauda com a própria urina. Já o Macaco da Savana é um animal exótico, que possui hábito alimentar composto principalmente de frutas, vegetais e, às vezes, de pequenos insetos e aves. Uma das principais características que identifica o macho da espécie é a cor azulada dos testículos, que serve como atrativo sexual, ou seja, quanto mais azulado for o testículo, mais destacado dentro do grupo será o macho.  O Cisne-negro é uma ave aquática, de origem australiana, da mesma família dos patos, gansos, e demais cisnes, que pode pesar até 9kg e não possui hábitos migratórios.

MaisPB 

Leia Também