João Pessoa, 17 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Sede do PT municipal é invadida em São Paulo, diz diretório

Comentários: 0
publicado em 17/08/2015 às 17h48

A sede do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital paulista foi invadida na madrugada desta segunda-feira (17), afirmou o partido.

“Durante a invasão vasculharam gavetas e armários, e até o momento não foi identificado furto de pertences”, diz nota do diretório. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 1° Distrito Policial da Sé.

“O PT municipal entende que é preciso investigar e apurar o caso com prioridade, diante dos fatos que já ocorreram”, continua o texto.

“Esse é o quarto acontecimento, somente em 2015. O primeiro foi na sede do Diretório em Jundiaí, seguidos dos atentados à bomba nas sedes do Diretório Zonal – PT Centro e no Instituto Lula. Diante dessa situação é preciso que apure e punam os culpados”, diz a nota.

Outros ataques

No dia 30 de julho, uma bomba de fabricação caseira foi arremessada contra o Instituto Lula, no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 22h.

Um buraco e uma fissura foram abertos na garagem do imóvel. Não houve feridos. Para o Instituto, trata-se de um “ataque político” (veja vídeo abaixo).

De acordo com o Instituto, uma câmera de segurança registrou que o artefato foi arremessado de dentro de um veículo que diminuiu a velocidade ao passar pela sede do Instituto. A princípio, não é possível identificar os responsáveis pelo ataque.

Na tarde do dia 15 de março, vândalos teriam ateado fogo na sede do PT em Jundiaí (SP), segundo o partido. A polícia afirmou que a ação ocorreu durante a tarde, depois da manifestação na cidade contra o governo Dilma Rousseff que ocorreu pela manhã.

O vidro foi quebrado e o muro da sede, que fica na rua Prudente de Moraes, foi pichado. De acordo com a direção do PT, foram queimados documentos, a cortina da recepção, mesa, cadeira e o teto de uma sala.

A perícia foi chamada e a polícia vai pedir imagens de câmeras de segurança de empresas da rua para tentar identificar os autores do ataque. Até o momento, ninguém foi preso.

Também em março, o Diretório do PT, no Centro de São Paulo, foi alvo de ataque à bomba. Em nota de repúdio, o partido diz que o “atentado não foi cometido somente contra o PT, mas contra o Estado Democrático de Direito”.

O diretório fica na Rua São Domingos, na Bela Vista. O explosivo não deixou feridos, mas quebrou vidros e danificou a porta de entrada do prédio. Segundo o site do PT, não havia ninguém no imóvel na hora do ataque. A Polícia Militar registrou o ocorrido às 3h. Ainda não há suspeitos do crime.

Sobre os ataques neste ano, a nota do partido diz que “são ações que ferem o direito legítimo às organizações sociais, políticas e religiosas, previsto em nossa Constituição e presente nas nações democráticas”.

“Cabe a toda sociedade combater, repelir e condenar atos e atentados que visam destruir a democracia. Somente assim, poderemos fortalecer as instituições democráticas para continuar a trilhar um caminho de um país cada vez mais justo”, afirma o texto.

G1

Leia Também