João Pessoa, 30 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saneamento básico

Obra em Santa Rita terá investimento de R$ 45,3 milhões

Comentários: 0
publicado em 30/07/2015 às 09h35
atualizado em 30/07/2015 às 06h36

Dignidade. Essa é a palavra que vai acompanhar a vida dos santarritenses com a obra que será iniciada pela gestão do prefeito Reginaldo Pereira nos próximos meses. Com o valor estipulado em R$ 45,3 milhões, o esgotamento sanitário vai chegar ao município de Santa Rita trazendo consigo a garantia de um direito humano essencial à população: o de saneamento básico. A obra abrangerá os bairros do Eitel Santiago e parte do Tibiri II e atenderá a 5.697 famílias.

De acordo com a secretária de Planejamento de Santa Rita, Lícia Gomes Viegas, a obra compreenderá cerca de 100 mil metros de extensão e terá três estações elevatórias com tecnologia e capacidade suficientes para receber todo o esgoto dos bairros envolvidos. A obra é fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal e já foi discutida com a equipe técnica do banco.

“A implantação do sistema de esgotamento sanitário visa dar total cobertura de coleta e tratamento do esgoto e minimizar os impactos causados ao meio ambiente, já que nesses bairros não há saneamento e os moradores utilizam fossas sépticas, que não apresentam eficiência no tratamento. Outra parte da população dessas localidades sequer usam as fossas e acabam jogando os dejetos a céu aberto, contaminando o solo e causando doenças, principalmente nas crianças”, informou Lícia.

Atualmente, o município de Santa Rita tem 100% de abastecimento de água, porém, apenas 40% de cobertura de saneamento básico. Com a obra de esgotamento sanitário, o prefeito Reginaldo Pereira pretende mudar essa realidade. Para isso, a licitação será feita em três etapas.

A primeira delas será uma campanha de conscientização entre os moradores para que eles contribuam com a manutenção do serviço que será realizado. “Será contratada uma empresa de mobilização social para mostrar aos beneficiados a importância de não colocar lixos nos bueiros, por exemplo”, explicou a secretária Lícia acrescentando que a segunda etapa será a de execução da obra e a terceira a fiscalização da mesma..

Números do saneamento

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, menos da metade dos brasileiros possuem acesso à coleta de esgotos e somente 38% dos esgotos do país são tratados. Isso gerou, em 2011, cerca de 400 mil internações por diarreia por todo o país, sendo 53% desses casos em crianças de 0 a 5 anos, além de enorme poluição ambiental aos rios urbanos.

Na Paraíba, 46 mil famílias vivem expostas à falta de saneamento básico em seus municípios. Outras 330 mil vivem utilizando fossas rudimentares – aquelas onde não há ligações a redes coletoras.

A Prefeitura de Santa Rita pretende, com a obra de esgotamento sanitário, fazer a sua parte para mudar esse cenário. O saneamento básico realizado no município vai impedir que milhares de pessoas sejam afetadas por doenças ocasionadas pela falta de tratamento da água e do esgoto, além de garantir a preservação do meio ambiente.

MaisPB

Leia Também