João Pessoa, 29 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Prefeitura de João Pessoa notificou, nessa quarta-feira (28), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) após a constatação de coloração avermelhada e lançamento irregular de efluentes no Parque das Três Lagoas, em João Pessoa.
A medida foi adotada após fiscalização ambiental realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), no dia 28 de janeiro de 2026
De acordo com o relatório técnico, foi identificada uma alteração significativa na água, que apresentava tonalidade avermelhada, além de forte odor característico de esgoto. A situação foi considerada incompatível com as condições naturais da lagoa e levantou suspeitas de lançamento irregular de efluentes líquidos.
Durante a vistoria, moradores da região relataram que despejos irregulares ocorrem com frequência, principalmente durante a madrugada. No entorno da lagoa, os fiscais localizaram uma tubulação com indícios de transporte de líquido acinzentado, além de trechos de encanação expostos ao longo da calçada.
Ofício expedido
Com a denúncia, a Semam recomendou a oficialização imediata da Cagepa para verificar a existência de ligações clandestinas de esgoto ou falhas no sistema público de coleta.
Já à Sudema caberá investigar a origem do efluente, fiscalizar os empreendimentos do entorno, realizar coleta e análise da água, além de adotar medidas administrativas cabíveis, como autuações e embargos, caso sejam confirmadas irregularidades.
MaisPB
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026