João Pessoa, 02 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mobilidade urbana

Alta temporada causa congestionamentos na Capital; Prefeitura monta esquema especial

Comentários: 0
publicado em 02/01/2026 ás 15h48
atualizado em 02/01/2026 ás 15h49
Foto: Divulgação/Semob-JP

A alta temporada já traz reflexos na mobilidade urbana de João Pessoa. Com a cidade cheia e o fluxo intenso de visitantes, moradores e turistas enfrentam um aumento significativo no fluxo de veículos, especialmente nas vias que dão acesso à Orla.

Segundo dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), o trânsito na Orla já registra um crescimento de cerca de 30%.

De acordo com Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob, para enfrentar os desafios da alta estação na mobilidade urbana, a Semob-JP montou um esquema especial para o mês de janeiro na extensão da Orla marítima. “Todo final de semana nós temos shows do Festival de Verão na praia, nós estamos escalando uma equipe com mais de agentes, são em torno de 30 a 40 agentes por noite, para a gente tentar organizar a mobilidade”, informou. Veja detalhes da operação de trânsito na orla no final da matéria.

Diante da alta movimentação na cidade, a Semob faz um apelo à população “para que faça o embarque e desembarque no local correto, estacione o seu veículo sem ser em fila dupla, sem atrapalhar a mobilidade”. “Com a contribuição da população, nós vamos conseguir passar o mês de janeiro com nossa cidade cheia e mostrar ao turismo, ao turista também, que João Pessoa é uma cidade que está pronta para receber a todos”, completou Sanderson Cesário.

+ Forró Verão começa neste sábado com Magníficos e Encantu’s; veja programação

Infrações

De acordo com a Semob, um dos principais problemas enfrentados pela fiscalização tem sido o estacionamento irregular. “Pela falta de estacionamento, as pessoas tendem a cometer infrações, colocar seus veículos em fila dupla, fechando o passeio, e o pior que a gente vem verificando: bloqueando as garagens de edifícios e de residências, trazendo transtorno para a população que mora no entorno. Então essa é uma preocupação da Semob. A gente vem intensificando (…) autuando e guinchando os veículos. Afinal de contas, a gente precisa guinchar esse veículo para que aquela área seja liberada, o cidadão tem acesso à sua garagem, o trânsito voltar a fluir”, disse Sanderson, diretor de operações da Semob.

Esquema de trânsito

Durante o Forró Verão, haverá alterações no trânsito, incluindo a proibição de estacionamento na Rua Índio Arabutan, no trecho entre as avenidas Antônio Lira e Cabo Branco, e na Avenida Cabo Branco, do Busto de Tamandaré até o Hotel Xênius. Também serão realizados bloqueios viários na Rua José Augusto Trindade, entre as avenidas Antônio Lira e Almirante Tamandaré, além do bloqueio no final da Avenida Epitácio Pessoa, no sentido praia, com desvio pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e demais rotas alternativas.

Nos trechos bloqueados, será permitida a realização de operações de carga e descarga para o abastecimento da estrutura do evento e dos quiosques da orla, em horários previamente definidos, minimizando impactos no tráfego local.

O transporte público também contará com reforço. As linhas 510 (Tambaú), 507 (Cabo Branco) e os circulares 1500 e 5100 terão ampliação da oferta a partir das 19h, com a disponibilização de 12 ônibus extras, totalizando cerca de 60 viagens adicionais durante os dias de evento. Ao fim do evento, terão viagens extras para atender a demanda de passageiros.

MaisPB