João Pessoa, 26 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta quinta (27)

Historiador lança livros sobre ´Clássico dos Maiorais’ e ‘Estádio Amigão’

Comentários: 0
publicado em 26/11/2025 ás 10h48
Foto: Divulgação

A história do futebol paraibano contada por quem tem, no sangue, memórias que precisavam ser contadas. Neto do lendário narrador esportivo Joselito Lucena, o professor e historiador Jilton Lucena vem se dedicando a levar para os livros muito do que faz esse esporte ser tão vivido, amado e relembrado no estado da Paraíba.

Já tendo lançado, no primeiro semestre deste ano, a obra “Colosso da Borborema – 50 anos do Estádio Ernani Sátiro – O Amigão” e a história em quadrinhos “Joselito Lucena em Quadrinhos”, o escritor campinense agora se prepara para lançar novos conteúdos. “O Clássico dos Maiorais – 70 anos de memórias, rivalidades e tradição (1955 – 1990)” e os quadrinhos “O Clássico dos Maiorais, uma história em quadrinhos” e “Eu Sou o Amigão, um estádio em quadrinhos”.

Na versão principal, que fala sobre o embate entre Treze e Campinense, Campinense e Treze, Jilton traz relatos, histórias e curiosidades sobre os primeiros 35 anos de rivalidade entre os maiorais da Paraíba. “São 144 páginas de uma verdadeira viagem no tempo, com fotos importantes, depoimentos e muito que justifica a paixão do povo de Campina Grande pelo nosso futebol. Uma mistura entre memórias históricas e jornalísticas”, disse ele.

Já na versão infantil, 12 páginas que, de forma lúdica e ilustrativa, também percorrem traços marcantes da rivalidade entre Galo e Raposa, Raposa e Galo, levando às novas gerações informações de forma leve e divertida. Também em versão de quadrinhos, baseado no livro “Colosso da Borborema”, o “Eu sou o Amigão” conta com 26 páginas onde o Ernani Sátiro se transforma em um personagem que conta sua própria história.

Todas essas obras surgiram com o objetivo de preservar a história do futebol local, resgatando a identidade do povo campinense (e campinagrandense), valorizando também a cultura paraibana. Os novos lançamentos acontecerão nesta quinta-feira (27), às 19h, no Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho. A entrada será aberta ao público.

MaisPB