João Pessoa, 19 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura de Sapé realizou, neste sábado (18), um mutirão de exame de mamografia na Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão à campanha ‘Outubro Rosa’, e atendeu cerca de 80 mulheres encaminhadas pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF)
O evento teve como objetivo chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de incentivar a busca e a continuidade do tratamento caso necessário. Durante a ação, foram ofertados atendimentos com nutricionistas e fisioterapeutas e serviços de aferição de pressão e glicemia.
Além da programação de hoje, a Policlínica Municipal de Saúde ofereceu na sexta-feira (17), cinquenta exames de ultrassonografia e vinte e cinco atendimentos cardiológicos, todos destinados ao público feminino, dentro da programação da campanha “Outubro Rosa”.
A gerente da Policlínica Municipal de Saúde, Marina Bassetto, destacou a relevância do mutirão da mamografia e o compromisso da administração municipal com a saúde das sapeenses.
“Esse momento é pertinente demais porque a mulher tem que fazer esse rastreamento. O câncer de mama é um dos mais incidentes no Brasil, então rastrear e saber se a mulher tem um nódulo ou cisto e fazer o acompanhamento, é importantíssimo. Nós, como gestão, fazemos de tudo para que as pessoas tenham o máximo de atendimento possível. As mulheres vão fazer a mamografia e depois se for o caso, vão passar pela mastologista aqui na policlínica e vão ter todo o acompanhamento. É fundamental que as mulheres não desistam e deem continuidade ao tratamento”, detalhou.
Já a usuária Maria Betânia de Lima relatou a importância dos serviços oferecidos pela Policlínica Municipal de Saúde “Estou sendo muito bem tratada, desde o acompanhamento do postinho até aqui. Há muitos anos venho sendo atendida na policlínica, venho para o ortopedista e faço fisioterapia aqui na policlínica; fiz ultrassonografia e transvaginal. Tudo de graça. Agora estou ansiosa para fazer o exame da mamografia” afirmou.
Para ter o acesso ao exame de mamografia, basta procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a requisição do exame. As mulheres devem ter entre 40 e 69 anos.
Câncer de mama – De acordo com o Ministério da Saúde, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que serão registrados cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025.
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025