João Pessoa, 22 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Trabalhadores rurais das regiões do Curimataú e Seridó tiveram acesso a serviços essenciais para o exercício da cidadania durante a última rodada do Mutirão de Documentação da Trabalhador Rural. Realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, as ações registraram um total de 1.456 atendimentos nos municípios de Nova Palmeira, Cuité e Pedra Lavrada.
Promovidos pela regional do Incra na Paraíba, os mutirões contaram com a parceria da Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário (SFDA/PB), prefeituras municipais e outras instituições estaduais e federais. A iniciativa integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, que tem como objetivo ampliar o acesso à documentação civil e a serviços públicos.
Neste sentido, os atendimentos priorizam trabalhadoras assentadas da reforma agrária, comunidades quilombolas e agricultores familiares, reforçando a presença do Estado em territórios rurais. Na lista de serviços ofertados, destacam-se:
A programação contou ainda com ações de prevenção à violência de gênero, palestras sobre direitos humanos, além de atividades promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação, incluindo vacinação, aferição de pressão arterial e a inscrição no CadÚnico.
Sindicatos rurais, associações de mulheres e comunidades quilombolas também contribuíram com a programação.
Desde agosto de 2025, os mutirões já realizaram 3.917 atendimentos em nove municípios paraibanos, fortalecendo a cidadania e ampliando o acesso das populações do campo a direitos fundamentais.
Agenda
As próximos mutirões vão beneficiar a população dos municípios de Araruna (13/10), Dona Inês (14/10) e Belém (15/10).
MaisPB
ZONA AZUL - 22/09/2025