João Pessoa, 05 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Centro Histórico de João Pessoa receberá uma série de conjuntos habitacionais e projetos econômicos nos próximos meses. A intenção da Prefeitura é reocupar o Centro e dar nova dinâmica à região.
Em contato com o Portal MaisPB, o secretário do InovaCentro, Thiago Lucena, informou que já estão em andamento as obras de 108 unidades habitacionais no prédio da Proserv, além de projetos para ordem de serviço previstos para o prédio da Nações Unidas e para o antigo Ipase, no entorno do Ponto de Cem Réis.
“O objetivo é levar mais moradores para o Centro, dando a ele uma conotação de uso misto, fortalecendo o comércio já existente e atraindo novos negócios, com apoio dos incentivos fiscais”, disse o secretário.
A iniciativa também conta com programas de incentivo fiscal, como isenção de IPTU e ITBI, redução do ISS para 2% e o ICMS Patrimonial, em parceria com o Governo do Estado, voltados a estimular a recuperação de imóveis e a atração de novos negócios.
Novo shopping
A Prefeitura também busca a criação de um “Distrito Criativo” no Centro. Um dos projetos que deve reforçar esse movimento é a chegada da Casa 083, um shopping sociocultural inspirado na Casa Zero, do Recife Antigo.
Foto: RevistaSim
O espaço funciona como um shopping social e cultural, reunindo café, loja de artesanato, cursos de capacitação e ações de valorização da economia criativa, mantidos por meio de parcerias com a iniciativa privada, doações e apoio institucional.
“É um lugar feito em parceria com o poder público, lá a Prefeitura cedeu o espaço, mas o projeto é mantido também pelo setor privado. Esse modelo é coordenado por Fábio Silva, que tem reconhecimento de várias organizações, inclusive da ONU, e possui uma chancela muito forte pelos projetos que tem realizado mundo afora”, declarou Thiago.
“Os próximos passos serão, de fato, encontrar esse local junto a um grupo de trabalho formado pelo pessoal da Casa Zero e algumas secretarias envolvidas”, acrescentou.
João Pedro Gomes – MaisPB
PARA 2026 - 05/09/2025