João Pessoa, 19 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Lideranças do Progressistas e União Brasil formalizam, nesta terça-feira (19), a federação partidária entre as duas legendas, visando ampliar a força das siglas no Congresso Nacional e fortalecer o peso da aliança para as composições de 2026.
Na Paraíba, o cenário ainda é de indefinição. De um lado, o PP de Aguinaldo Ribeiro briga para liderar a nova composição. O principal argumento é a eventual candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro ao Governo do Estado, com a tendência cada vez mais clara de desincompatibilização do governador João Azevêdo (PSB) para disputar o Senado Federal.
Já o senador Efraim Filho aposta que será o escolhido para dirigir a federação pelo alinhamento com a política nacional, já que há uma tendência de que os partidos caminhem junto a um projeto voltado para direita na eleição do próximo ano.
Projeto nacional
Juntas, as duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores – entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) -, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
A condução da Federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Os dois partidos contam com quatro pastas na Esplanada dos Ministérios. Pelo União: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações); e pelo PP: André Fufuca (Esporte).
MaisPB
CONVENÇÃO DO PP - 19/08/2025