João Pessoa, 10 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Campina Grande

Em parceria com a CAIXA, Vila Sítio São João amplia recursos de acessibilidade

Comentários: 0
publicado em 10/07/2025 ás 13h36

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo têm alguma deficiência, o que em prática representa 1 para cada dez indivíduos. A acessibilidade é uma temática que gera desafios, e também impõe reflexões profundas sobre a construção de espaços acessíveis nas áreas públicas e privadas, e o papel das instituições públicas no financiamento desses projetos.

A Vila Sítio São João para a temporada junina de 2025, com parte das ações de contrapartida exigidas pela CAIXA, uma de suas patrocinadoras, foi a ampliação dos recursos para as pessoas com deficiência(PCD) nos espaços dos shows musicais. A construção de uma ampla rampa de acesso dos cadeirantes a Palhoça Zé Lagoa, o palco principal, foi uma dessas inovações.

O espaço onde ficam os Parques de diversões todos, sem exceção, não possuem escadas, mas sim rampas.Isso permitiu que muitos cadeirantes, ou pessoas com a mobilidade reduzida, pudessem acompanhar shows de grandes bandas. Foi o que aconteceu no último dia 28 de junho, que se apresentaram Walkyria Santos e Seu Desejo, reunindo mais de 15 mil pessoas, maior público registrado na temporada.

Para pessoas surdas e mudas, as apresentações musicais contaram com a participação de intérpretes de libras, a exemplo do que aconteceu no dia 19 de junho, quando subiu ao palco Ton Oliveira e Elba Ramalho, e toda a apresentação contou com intérprete de libras. O patrocínio da CAIXA foi determinante , para promover a acessibilidade e permitir uma cultura de inclusão e valorização da diversidade, além de permitir que qualquer pessoa possa ter uma vida independente e com plena participação em todos os aspectos que desejar.

“Todo esse trabalho foi importante, para que hoje a Vila Sítio São João tenha um espaço acessível e digno para todos os turistas e visitantes, especialmente os que são PCD’s. Nossa intenção é fazer dessa experiência a mais plural possível, sem distinção, que traga conforto e acessibilidade a todos”, destacou Tupac Dantas, diretor-geral da Vila Sítio São João.

MaisPB