João Pessoa, 10 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Vila Sítio São João tem se tornado um dos espaços mais tradicionais do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. O crescimento do local também aconteceu junto com o fortalecimento do seu compromisso com práticas de sustentabilidade e responsabilidade social que se alinham aos princípios ASG (Ambiental, Social e de Governança).
Entre as ações destacadas estão a coleta seletiva com cooperativas locais, as visitas gratuitas para públicos diversos como pessoas com deficiência, idosos e estudantes, o incentivo à produção artesanal por meio do projeto Arraial do Artesão e a qualificação profissional em hospitalidade junto ao Sebrae da Paraíba. Essas iniciativas não apenas enriquecem a vivência cultural dos visitantes, mas também promovem impacto positivo na comunidade.
Desde 2018, a Cooperativa de Coleta Seletiva (Cotramare) realiza a triagem e o recolhimento dos materiais recicláveis gerados durante o funcionamento do sítio. De acordo com o diretor administrativo do local, Tupac Dantas, a presença da cooperativa tem papel fundamental. “As catadoras vêm todo final de semana fazer a coleta. Para elas, é uma renda extra. Para nós, é organização, sustentabilidade e consciência ambiental”, afirmou. Em 2024, o trabalho resultou em mais de duas toneladas de resíduos destinados à reciclagem. Este ano, a contabilidade se encerrará ao final da temporada, no dia 20 de julho.
Essas ações integram as contrapartidas exigidas pela CAIXA, uma das patrocinadoras da Vila Sítio São João e referência nacional no incentivo a projetos com impacto socioambiental. A CAIXA mobiliza milhões de reais em patrocínios todos os anos e exige que os projetos apoiados adotem práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais e gestão de resíduos e redução das emissões de carbono, o que reforça o compromisso com uma agenda ASG sólida, que já é bem estabelecida há sete anos.
Além das ações ambientais, o espaço também aposta na valorização da cultura e da inclusão produtiva. Com apoio do Sebrae/PB, os artesãos do Arraial do Artesão recebem consultoria em atendimento e hospitalidade, e todos os profissionais passam por qualificação. “O Sebrae faz a consultoria com os expositores de artesanato e também promoveu uma palestra sobre atendimento inclusivo. Muitas práticas sustentáveis foram implantadas pelo sítio, mas estamos sempre reforçando a importância de atuar com base nas diretrizes da agenda ASG”, destacou Andrea, representante da instituição.
Até o dia 20 de julho, quando se encerram os festejos na Vila Sítio São João, as ações de sustentabilidade, valorização cultural e inclusão continuam sendo as bases que sustentam a experiência de quem passa pelo espaço.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/07/2025