João Pessoa, 21 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Segundo o texto, os mandatos de senadores seriam elevados para dez anos e cinco anos para os demais cargos. A votação foi simbólica. Da bancada paraibana, apenas o senador Efraim Filho (União) esteve presente na sessão
A proposta aprovada também unifica as eleições. Com isso, o cidadão escolheria no mesmo ano prefeito, vereadores, deputados, governador, senadores e presidente.
Agora, a matéria deve avançar para o plenário do Senado. Para que seja aprovada, precisa de ao menos 49 votos favoráveis, em dois turnos. Depois, a PEC será debatida na Câmara Federal.
Como ficaria a partir de agora:
Prefeitos: poderão se candidatar à recondução pela última vez em 2028, desde que tenham sido eleitos para um primeiro mandato em 2024. De 2028 para frente, novos eleitos para prefeituras não poderão mais se candidatar à reeleição.
Governadores: poderão se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que sejam eleitos para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
Presidente da República: também poderá se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que seja eleito para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
MaisPB
OPINIÃO - 20/05/2025