João Pessoa, 15 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

UNIESP comemora dez anos do Projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável” com Ong IIDESV

Comentários: 0
publicado em 15/05/2025 ás 14h42
atualizado em 15/05/2025 ás 15h15

Kubitschek Pinheiro

O Centro Universitário UNIESP tem motivo de sobra para comemorar – está chegando aos trinta anos em solo paraibano, com diversos projetos em beneficio do alunado e da comunidade. 

Com dez anos, o projeto de extensãoEnvelhecimento Ativo e Saudável” do curso de Educação Física do UNIESP em parceria com o projeto “Idosos em Ação”, do Instituto Integrado de Desenvolvimento pela Vida (IIDESV) tem mostrado excelentes resultados ao buscar e proporcionar qualidade de vida e lazer através de atividades físicas a grupos de idosos. Os encontros acontecem tanto na instituição quanto na ONG, onde os alunos também presenciam atividades desenvolvidas pelo grupo, como apresentações artísticas. 

Essa prática é assistida pelos estudantes do 3º período do curso Uniesp, orientados pelo professor Ezequiel Costa com valorosa troca de experiências. Isso mesmo, durante todo o semestre os alunos passam por um aprendizado teórico o que chamamos de “Apropriação Conceitual” onde eles aprendem as fases da vida: nascimento, desenvolvimento humano, maturação e envelhecimento. Na parte de envelhecimento focamos nos estudos da gerontologia onde abordamos os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais buscando como a educação física pode contribuir para estes aspectos. Aí quando lançamos a proposta dos alunos poderem participar de vivências na instituição e posteriormente visitar o local onde o grupo de idosos se reúnem, conseguimos contemplar essa aproximação dos estudos teóricos e as técnicas práticas.

Segundo o professor Esequiel Costa, o Projeto Extensionista do Uniesp está sempre a valorizar a iniciativa  da garantia de direitos e cidadania Sim, a saúde e qualidade de vida oferecidas pelo projeto em Parceria com o Grupo Idosos em Ação de Mangabeira e o Instituto Integrado de Desenvolvimento pela Vida, são da maior importância”  

Em agosto desse ano, o Projeto Grupo Idosos em Ação de Mangabeira chega aos 15 anos e junto ao O Projeto Extensionista: “envelhecimento ativo e saudável” do UNIESP não param de crescer. “Só vem para fortalecer cada vez mais a prática de atividades físicas, qualidade de vida e bem estar da população idosa, já que o principal objetivo é de que os alunos do curso de educação física estejam muito mais engajados com a prática profissional e neste percurso como estudantes, ter a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social como parâmetros que enriquecem o aprendizado”, foca o professor Esequiel Costa

De aluno a professor

O coordenador do projeto Extensionista do Uniesp, professor Esequiel Costa, já foi aluno do Centro Universitário Uniesp e hoje comanda o Projeto. “Sim, ingressei no Uniesp em 2017 e em 2018 eu  tive a oportunidade de entrar também no Grupo Idosos em Ação que existe desde 2010. assim que comecei a ministrar aula de danças populares que é a minha área cultural e artística eu observei um potencial enorme nas “Meninas Idosas” de não ser só o professor delas mas sim de projetar um cenário que elas fossem protagonistas apresentassem as danças populares de forma independente contagiando o público com muita alegria que isso elas tem de sobra”

Também não posso deixar de parabenizar a idealizadora do grupo e presidente da ONG IIDESV Betânia Garcia que desenvolve um trabalho lindo no bairro de mangabeira atendendo quase 500 famílias em um trabalho social com crianças, adolescentes, comunidades carentes.  Então eu precisava unir isso à minha graduação. Meu TCC os idosos foram o tema onde na Pandemia da Covid-19 nos reunimos de forma remota para ter as aulas de dança e manter a prática de atividades físicas  então hoje como professor passar toda essa experiência para os meus alunos é muito gratificante e acredito que para elas também porque fizeram parte desse processo”, fecha.

MaisTV

CPI das Bets convoca influenciadora paraibana Gkay para prestar depoimento

BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas