João Pessoa, 07 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Como alternativa para segurar a inflação dos alimentos, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de nove tipos de produtos alimentícios. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (6) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Os alimentos que terão os tributos zerados são:
Segundo Alckmin, a redução das tarifas entrará em vigor nos próximos dias, após a aprovação da Câmara de Comércio Exterior (Camex). “O governo está abrindo mão de imposto em favor da redução de preço”, declarou o vice-presidente.
As medidas foram discutidas e anunciadas após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin, ministros e empresários, no Palácio do Planalto.
Para Alckmin, a redução dos impostos não prejudicará os produtores nacionais, mesmo com a concorrência dos alimentos importados. “Nós entendemos que não [vai prejudicar o produtor brasileiro]. Você tem períodos de preços mais altos, mais baixos. Nós estamos em um período em que reduzir o imposto ajuda a reduzir preços. Você está complementando. Não vai prejudicar o produtor, mas beneficiar os consumidores”, explicou.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/05/2025