João Pessoa, 27 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Vitalzinho diz que ficou estarrecido com “notícia” de privatização da UEPB

Comentários: 0
publicado em 27/01/2012 às 08h52

Defensor firme dos interesses da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), alertou para os prejuízos que o estado paraibano sofrerá com a privatização da instituição. Vital disse que ficou estarrecido com as notícias dando conta de que o governo do Estado estava estudando a possibilidade de privatizar a UEPB. “Fomos todos tomados de surpresa com noticia de que Governo da Paraíba se prepara para privatizar a UEPB. Não podemos deixar que isso ocorra”, alertou Vital.

Através de seu microblog twitter, Vital repudiou a proposta que já se espalhou pelas redes sociais e disse que a UEPB é um patrimônio do estado da Paraíba e que em hipótese alguma poderia ser repassada para a iniciativa privada.”A UEPB é um grande patrimônio da Educação superior da Paraíba e não pode ser privatizada. Depois da Saúde e da Cagepa, a UEPB também?, indagou o parlamentar. Alguns twiteiros postaram mensagem no twitter do senador manifestando a posição contrária a privatização da instituição e lamentaram o fato da gestão atual ter fechado 120 escolas.

Reafirmando a sua posição firme em defesa do ensino público gratuito, Vital lembrou que a UEPB hoje presta um papel relevante a Paraíba como instituição de ensino superior séria e que vem ao longo de décadas contribuindo para o desenvolvimento do Estado. “A UEPB é sem dúvida alguma, uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Nordeste”, disse.

Na condição de ex-aluno e professor da UEPB e filho de reitor, Vital reafirmou sua posição contrária a privatização da instituição. O parlamentar lembrou que a UEPB tem sua história marcada por lutas e conquistas que vão desde a criação, a estadualização, reconhecimento por parte do MEC até chegar a autonomia. A instituição segundo ele tem sido marcada ainda por avanços extraordinários da sua expansão pelo interior, e pela implantação de forma sustentada de programas de pós-graduação e qualificação do corpo docente.

O parlamentar observou que atualmente a instituição, originada da antiga Universidade Regional do Nordeste (URNe), conta hoje com mais de 20 mil alunos distribuídos em 45 cursos de graduação, e que está presente em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Atualmente abriga oito campiinstalados nas cidades de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

Vital lembrou que desde que assumiu o mandato de senador, sempre procurou garantir investimentos para a UEPB que assegurasse o seu pleno funcionamento. Prova disso é que emplacou no Plano Plurianual (PPA-2012/2015), uma emenda no valor R$ 150 milhões para a construção da Central de Aulas da Universidade.

Assessoria 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas